BIG TRAIL HON­DA AFRI­CA TWIN EVO­LUI, FI­CA MAIS PO­TEN­TE E TECNOLÓGIC­A

No­va ge­ra­ção da Afri­ca Twin se­rá es­tre­la da Hon­da no Sa­lão de Mi­lão

O Estado de S. Paulo - - Jornal Do Carro -

Ano­va ge­ra­ção da Afri­ca Twin se­rá a atra­ção da Hon­da no Sa­lão de Mi­lão (Itá­lia) em no­vem­bro. A big trail traz uma sé­rie de ino­va­ções em re­la­ção ao mo­de­lo an­te­ri­or. Pa­ra os bra­si­lei­ros, a má no­tí­cia é que a moto atu­al, que es­ta­va dis­po­ní­vel na Eu­ro­pa há dois anos, aca­ba de che­gar ao País – já ob­so­le­ta.

A big trail ga­nhou um pro­pul­sor dois-ci­lin­dros mai­or, que pas­sa de 998 cm3 pa­ra 1084 cm3. Com is­so, o no­me pas­sou de CRF 1000 L pa­ra CRF 1100 L. O an­ti­go mo­tor ren­dia 95 cv (na Eu­ro­pa) e ago­ra en­tre­ga 102 cv. O tor­que au­men­tou 6% e foi pa­ra 10,7 mkgf.

O au­men­to na ca­pa­ci­da­de vo­lu­mé­tri­ca ocor­reu pa­ra aten­der as nor­mas de emis­sões e ruí­dos da le­gis­la­ção Eu­ro 5, que en­tra em vi­gor em 2020.

En­tre as me­lho­ri­as des­se pro­pul­sor es­tão ca­mi­sas de alu­mí­nio nos ci­lin­dros, no­vo con­tro­le das vál­vu­las de exaus­tão e um res­sal­to da ár­vo­re de co­man­do re­vi­sa­do.

No que­si­to tec­no­lo­gia, a no­va Afri­ca Twin traz qua­tro mo­dos de con­du­ção pré-se­le­ci­o­na­dos (tour, ur­ban, gra­vel e of­fro­ad) que al­te­ram a res­pos­ta do ace­le­ra­dor. Há ain­da du­as fun­ções que po­dem ser per­so­na­li­za­das ao gos­to do pi­lo­to pa­ra al­te­rar po­tên­cia, freio-mo­tor e in­ter­ven­ção do ABS.

A ele­trô­ni­ca mais re­fi­na­da traz uma Uni­da­de de Me­di­ção Iner­ci­al (IMU) de seis ei­xos, que “lê” in­cli­na­ção la­te­ral e lon­gi­tu­di­nal, ace­le­ra­ção e a ve­lo­ci­da­de das ro­das. Com is­so, per­mi­te es­co­lher co­mo apli­car a ele­trô­ni­ca da ma­nei­ra cor­re­ta.

A Afri­ca Twin traz tam­bém con­tro­le de ve­lo­ci­da­de, ABS de cur­va, con­tro­le de whe­e­ling (evi­ta que a moto em­pi­ne) e re­ar lift con­trol (mi­ti­ga o des­co­la­men­to da ro­da tra­sei­ra).

O mo­de­lo ga­nhou tam­bém um no­vo pai­nel de ins­tru­men­tos, com te­la de TFT co­lo­ri­da de 6,5” sen­sí­vel ao to­que. As in­for­ma­ções mos­tra­das no mo­ni­tor po­dem ser per­so­na­li­za­das pe­lo pi­lo­to. Há ain­da Ap­ple CarP­lay, que per­mi­te in­te­gra­ção a smartpho­nes com sis­te­ma IOS pa­ra usar na­ve­ga­do­res (co­mo o Wa­ze ou Google Maps), re­ce­ber men­sa­gens e ou­vir mú­si­ca.

O qua­dro é no­vo, as­sim co­mo o sub­qua­dro de alu­mí­nio, que vem pa­ra­fu­sa­do ao prin­ci­pal, não sol­da­do, co­mo an­te­ri­or­men­te. A ba­lan­ça ago­ra é de alu­mí­nio e fi­cou mais le­ve. Es­sas e ou­tras mu­dan­ças re­du­zi­ram o pe­so da moto em 5 kg.

O cor­po da no­va moto fi­cou mais es­guio, com es­ti­lo de moto de ra­li. O ban­co es­tá 40 mm mais es­trei­to e pró­xi­mo ao tan­que. Ele man­te­ve ajus­te de al­tu­ra en­tre 850 mm e 870 mm, sem pre­ci­sar de fer­ra­men­tas.

A Afri­ca Twin 2020 tam­bém tem um pa­ra-bri­sa mais cur­to, de es­ti­lo es­por­ti­vo. Se­gun­do a Hon­da, is­so per­mi­te o pi­lo­to se mo­ver mais li­vre­men­te so­bre a moto, es­pe­ci­al­men­te no of­fro­ad, quan­do pre­ci­sa mo­vi­men­tar mais o cor­po. Os pro­te­to­res de mão e o do mo­tor fi­ca­ram mais com­pac­tos.

ADVENTURE SPORTS

Ago­ra com a mes­ma po­si­ção de pi­lo­ta­gem da Afri­ca Twin con­ven­ci­o­nal, a ver­são Adventure Sports con­ti­nua a se di­fe­ren­ci­ar por ter pro­te­tor de cár­ter e tan­que mai­o­res. São 24,8 li­tros, an­te 18,8 l. Há ain­da um pa­ra-bri­sa mais am­plo.

A ver­são traz pro­te­to­res de tan­que, ba­se pa­ra ins­ta­la­ção de baú de alu­mí­nio e ro­das rai­a­das pa­ra pneus sem câ­ma­ra. A en­tra­da pa­ra car­re­ga­dor de 12V e as ma­no­plas aque­ci­das são de sé­rie. Co­mo op­ci­o­nal, a Adventure Sports tem sus­pen­são adap­ta­ti­va ele­trô­ni­ca com qua­tro mo­dos: soft, mid, hard e off-ro­ad. Além dis­so, o pi­lo­to po­de per­so­na­li­zar em uma quin­ta fun­ção o ajus­te fi­no das sus­pen­sões.

Co­mo op­ci­o­nal pa­ra as du­as ver­sões (nor­mal e Adventure Sports), há a trans­mis­são au­to­ma­ti­za­da de du­pla em­bre­a­gem, que tem seis ve­lo­ci­da­des (co­mo a con­ven­ci­o­nal).

Pai­nel de TFT com te­la co­lo­ri­da é uma das no­vi­da­des. Po­tên­cia do mo­tor es­tá 6% mais al­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.