Pre­so fez pa­les­tra so­bre com­ba­te à cor­rup­ção

O Estado de S. Paulo - - Política - Mar­cio Dol­zan / RIO

Prin­ci­pal pre­so na Ope­ra­ção Ar­ma­dei­ra, on­tem, o au­di­tor Mar­co Au­ré­lio da Sil­va Ca­nal era bem vis­to en­tre seus pa­res e mi­nis­tra­va pa­les­tras en­vol­ven­do sua atu­a­ção na for­ça-ta­re­fa da La­va Ja­to, fa­lan­do so­bre com­ba­te à cor­rup­ção. Em de­zem­bro de 2016, Ca­nal fez uma apre­sen­ta­ção no se­mi­ná­rio Dia In­ter­na­ci­o­nal do Com­ba­te à Cor­rup­ção, no Rio, pro­mo­vi­do pe­la re­gi­o­nal do Sin­di­ca­to Na­ci­o­nal dos Au­di­to­res Fis­cais da Re­cei­ta Fe­de­ral do Bra­sil. À épo­ca, já era des­ta­ca­do co­mo su­per­vi­sor da Equi­pe de Pro­gra­ma­ção da Ope­ra­ção La­va Ja­to.

O au­di­tor tam­bém me­re­ceu no­ta de de­sa­gra­vo de seus pa­res em agos­to des­te ano. O Sin­di­fis­co pu­bli­cou tex­to em que ma­ni­fes­ta­va pre­o­cu­pa­ção “com a ins­ta­bi­li­da­de ins­ti­tu­ci­o­nal sus­ci­ta­da com a de­ci­são mo­no­crá­ti­ca do STF de afas­tar dois au­di­to­res fis­cais”. O tex­to foi di­vul­ga­do após de­ter­mi­na­ção do mi­nis­tro Ale­xan­dre de Mo­ra­es, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, de sus­pen­der in­ves­ti­ga­ção con­tra 133 con­tri­buin­tes. Ca­nal não era um dos afas­ta­dos, mas foi ci­ta­do.

“Os au­di­to­res fis­cais das Equi­pes de Com­ba­te a Frau­des Fis­cais ma­ni­fes­tam ex­pres­so apoio ao co­le­ga Mar­co Au­ré­lio da Sil­va Ca­nal, que, em que pe­se sua le­gí­ti­ma atu­a­ção, es­tá sen­do in­de­vi­da­men­te acu­sa­do de ação abu­si­va e po­li­ci­a­les­ca con­tra mi­nis­tro do STF”, di­zia o tex­to di­vul­ga­do pe­lo sin­di­ca­to. A re­fe­rên­cia era ao mi­nis­tro Gil­mar Men­des. Em fe­ve­rei­ro, o mi­nis­tro te­ve seus da­dos aces­sa­dos de for­ma su­pos­ta­men­te in­de­vi­da pe­la equi­pe de Ca­nal.

O Es­ta­do pe­diu po­si­ci­o­na­men­to ao Sin­di­fis­co-RJ so­bre a Ope­ra­ção Ar­ma­dei­ra, mas não ob­te­ve res­pos­ta até a con­clu­são des­ta edi­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.