Co­reia do Nor­te diz ter tes­ta­do sub­ma­ri­no ca­paz de lan­çar mís­sil

Tes­te ocor­re um dia de­pois de re­gi­me nor­te-co­re­a­no re­to­mar diá­lo­go com EUA so­bre pro­gra­ma nu­cle­ar

O Estado de S. Paulo - - Internacio­nal - PYONGYANG

A Co­reia do Nor­te fez on­tem um no­vo tes­te ba­lís­ti­co com um mís­sil lan­ça­do de um sub­ma­ri­no, o que re­pre­sen­ta, se­gun­do ana­lis­tas, um avan­ço no ar­se­nal do país. É o se­gun­do tes­te em dois di­as con­se­cu­ti­vos. O lan­ça­men­to coin­ci­de com o anún­cio da re­to­ma­da das ne­go­ci­a­ções com os Es­ta­dos Uni­dos so­bre o im­pas­se nu­cle­ar, mar­ca­das pa­ra o pró­xi­mo sá­ba­do.

Se­gun­do a agên­cia ofi­ci­al nor­te-co­re­a­na KCNA, o mís­sil foi ba­ti­za­do de Puk­guk­song 3. O lí­der su­pre­mo, Kim Jong-un, pa­ra­be­ni­zou os res­pon­sá­veis pe­lo tes­te do mís­sil mar-ter­ra, ain­da de acor­do com a agên­cia, em um in­di­ca­ti­vo de que Kim não pre­sen­ci­ou o lan­ça­men­to, co­mo tem o há­bi­to de fa­zer.

Na ter­ça-fei­ra, as For­ças Ar­ma­das da Co­reia do Sul afir­ma­ram que a Co­reia do Nor­te dis­pa­rou vá­ri­os mís­seis em sua cos­ta les­te. Os pro­jé­teis fo­ram lan­ça­dos na ci­da­de de Won­san, se­gun­do o Es­ta­do Mai­or Con­jun­to da Co­reia do Sul.

Des­de o fim de ju­lho, a Co­reia do Nor­te fez ao me­nos se­te lan­ça­men­tos de mís­seis, sen­do o mais re­cen­te em 10 de se­tem­bro. Na­que­le dia, os dis­pa­ros ocor­re­ram ho­ras de­pois de o país as­si­nar uma no­va re­so­lu­ção pa­ra re­to­mar, no fi­nal des­te mês, o diá­lo­go pa­ra a re­du­ção do seu ar­se­nal nu­cle­ar, em ne­go­ci­a­ções com os Es­ta­dos Uni­dos que se ar­ras­tam há anos.

Am­pli­a­ção. De acor­do com a agên­cia ofi­ci­al nor­te-co­re­a­na, Kim Jong-un, que já ha­via pre­sen­ci­a­do um tes­te de lan­ça­men­to do mes­mo ti­po de fo­gue­te múl­ti­plo, dis­se que a ca­pa­ci­da­de do ar­ma­men­to ha­via si­do “fi­nal­men­te ve­ri­fi­ca­da em ter­mos de ope­ra­ções de com­ba­te”.

Ain­da con­for­me a agên­cia es­ta­tal da Co­reia do Nor­te, mais lan­ça­men­tos de­ve­rão ser fei­tos com o mes­mo dis­po­si­ti­vo pa­ra que se­ja re­a­li­za­do um “tes­te de exe­cu­ção”, sem de­ta­lhar o que es­se ti­po de en­saio bé­li­co po­de­ria im­pli­car. O go­ver­no do Ja­pão in­for­mou on­tem que um mís­sil nor­te-co­re­a­no caiu em águas ja­po­ne­sas. Foi o pri­mei­ro na cos­ta do país após uma tré­gua de dois anos.

JUNG YEON-JE/AFP

Ao vi­vo. Nor­te-co­re­a­na as­sis­te ao dis­pa­ro de mís­sel nu­cle­ar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.