3 PER­GUN­TAS PA­RA FRAN­CIS­CO MARMOLEJO, CON­SUL­TOR DO BAN­CO MUN­DI­AL

O Estado de S. Paulo - - Metrópole -

Quais são as pers­pec­ti­vas pa­ra o en­si­no su­pe­ri­or no mun­do?

O con­tex­to é bom pa­ra a edu­ca­ção su­pe­ri­or, com es­pa­ço pa­ra a cri­a­ção de ins­ti­tui­ções de en­si­no e a ofer­ta de cur­sos. Mas es­se é um ter­re­no al­ta­men­te com­pe­ti­ti­vo e com­ple­xo. Há mui­tos ti­pos de uni­ver­si­da­des, com al­go em co­mum: a pres­são pa­ra fa­zer mais do que no pas­sa­do. Na Ín­dia, on­de eu tra­ba­lho pa­ra o Ban­co Mun­di­al, mais do que do­brou o nú­me­ro de alu­nos en­tre 2008 e 2016 – e o nú­me­ro de es­co­las au­men­tou 78%, o que dá seis no­vas ins­ti­tui­ções por dia.

E quais são os prin­ci­pais de­sa­fi­os da edu­ca­ção su­pe­ri­or atu­al­men­te?

Es­tu­dos do Ban­co Mun­di­al in­di­cam que nos pró­xi­mos 50 anos ha­ve­rá mais no­vi­da­des ci­en­tí­fi­cas do que nos úl­ti­mos 400 anos. Es­ses mes­mos tra­ba­lhos apon­tam que a so­ci­e­da­de es­pe­ra que as uni­ver­si­da­des cons­tru­am pon­tes en­tre a edu­ca­ção e o mer­ca­do de tra­ba­lho, cri­em mo­de­los econô­mi­cos mais efi­ca­zes pa­ra o en­si­no téc­ni­co, au­men­tem a qua­li­da­de e de­mo­cra­ti­zem o aces­so. O gran­de de­sa­fio, sem dú­vi­da, é en­si­nar a ana­li­sar da­dos, a pro­ces­sar, a pen­sar.

Co­mo es­tá a re­a­li­da­de bra­si­lei­ra, na sua ava­li­a­ção?

Sem dú­vi­da há mui­tas opor­tu­ni­da­des, se le­var­mos em con­ta que ape­nas 18% dos bra­si­lei­ros com ida­de en­tre 18 e 24 anos es­tão em um cur­so su­pe­ri­or. As­sim co­mo em ou­tros paí­ses, o mais im­por­tan­te é con­se­guir am­pli­ar o aces­so ga­ran­tin­do um en­si­no de qua­li­da­de. E, cla­ro, uti­li­zan­do as no­vas tec­no­lo­gi­as (co­mo a in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­ci­al, os jo­gos, a re­a­li­da­de vir­tu­al, a re­a­li­da­de au­men­ta­da e ou­tras) pa­ra re­pen­sar o mo­de­lo e am­pli­ar a ofer­ta de va­gas.

Marmolejo: “O gran­de de­sa­fio é en­si­nar a ana­li­sar da­dos, a pro­ces­sar, a pen­sar”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.