Volks faz con­sór­cio de for­ne­ce­dor pa­ra pro­du­zir ca­mi­nhão elé­tri­co

Mon­ta­do­ra pre­ten­de de­sen­vol­ver lo­cal­men­te tec­no­lo­gia de pro­du­ção, ven­da e in­fra­es­tru­tu­ra des­se ti­po de pro­du­to

O Estado de S. Paulo - - Economia | Negócios - Clei­de Sil­va

A Volkswa­gen Ca­mi­nhões e Ôni­bus (VWCO) fez par­ce­ri­as com seis em­pre­sas que vão in­te­grar um con­sór­cio mo­du­lar pa­ra a pro­du­ção de veí­cu­los elé­tri­cos. No fim de 2020, a em­pre­sa ini­ci­a­rá a pro­du­ção em sé­rie do ca­mi­nhão elé­tri­co e-De­li­very e, na sequên­cia, de um ôni­bus mo­vi­do a ener­gia elé­tri­ca. Pa­ra is­so, vai re­pli­car no com­ple­xo de Re­sen­de (RJ) o sis­te­ma que reú­ne mon­ta­do­ra e prin­ci­pais for­ne­ce­do­res de pe­ças no mes­mo com­ple­xo.

En­tre as em­pre­sas que vão se ins­ta­lar no e-Con­sór­cio, co­mo se­rá cha­ma­do, es­tão Weg (fa­bri­can­te de mo­to­res elé­tri­cos), Mou­ra (que, em par­ce­ria com a CATL, fa­rá adap­ta­ções em ba­te­ri­as im­por­ta­das e fu­tu­ra­men­te na­ci­o­na­li­za­das) e Bos­ch (for­ne­ce­do­ra de com­po­nen­tes que já atua no com­ple­xo).

A Si­e­mens tam­bém se­rá uma das par­cei­ras pa­ra for­ne­ci­men­to de in­fra­es­tru­tu­ra, car­re­ga­do­res e ener­gia pa­ra cli­en­tes da mar­ca. “Te­re­mos um gru­po de seis a se­te for­ne­ce­do­res”, in­for­ma Ro­ber­to Cor­tes, pre­si­den­te da VWCO. Ho­je a pro­du­ção de veí­cu­los a com­bus­tão reú­ne oi­to fa­bri­can­tes de com­po­nen­tes.

Tec­no­lo­gia lo­cal. O pro­je­to foi anun­ci­a­do on­tem pe­lo exe­cu­ti­vo na Sué­cia, em even­to so­bre ino­va­ção re­a­li­za­do pe­la Tra­ton, gru­po que reú­ne Volkswa­gen, Sca­nia e MAN. A ideia, diz Cor­tes, “é cri­ar um ecos­sis­te­ma pa­ra de­sen­vol­ver lo­cal­men­te tec­no­lo­gi­as pa­ra pro­du­ção, ven­da e in­fra­es­tru­tu­ra pa­ra veí­cu­los elé­tri­cos”. O e-De­li­vey é um pro­du­to iné­di­to glo­bal­men­te, diz.

A em­pre­sa já tem en­co­men­das a se­rem en­tre­gues ao lon­go de qu­a­tro anos de cer­ca de 1,6 mil ca­mi­nhões elé­tri­cos pa­ra pres­ta­do­ras de ser­vi­ços de en­tre­ga pa­ra a Am­bev. Dois mo­de­los es­tão em tes­te pe­la fa­bri­can­te de be­bi­das des­de o ano pas­sa­do. Em 2023, a cer­ve­jei­ra es­pe­ra que 30% da fro­ta que aten­de a mar­ca se­ja ele­tri­fi­ca­da.

“Te­mos ou­tras em­pre­sas in­te­res­sa­das e tam­bém va­mos ex­por­tar pa­ra Amé­ri­ca do Sul, Mé­xi­co, Áfri­ca e tal­vez ou­tras re­giões”, pre­vê Cor­tes. O in­ves­ti­men­to no pro­je­to es­tá con­tem­pla­do no pla­no de R$ 1,5 bi­lhão que se­rá con­cluí­do em 2021.

MALAGRINE

Após tes­te. Em­pre­sa tem en­co­men­da de 1,6 mil ca­mi­nhões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.