A ‘ana­to­mia’ do men­sa­lão na de­la­ção de Pa­loc­ci

O Estado de S. Paulo - - Política - COM JU­LI­A­NA BRA­GA. CO­LA­BO­ROU AN­DRÉ MA­RI­NHO

Oa­ne­xo da de­la­ção de An­to­nio Pa­loc­ci no qual ele ex­pli­ca o lo­te­a­men­to da má­qui­na pú­bli­ca pe­lo go­ver­no Lu­la (2003-2010) já é con­si­de­ra­do por in­te­gran­tes do Ju­di­ciá­rio e do Con­gres­so uma nar­ra­ti­va his­tó­ri­ca so­bre a es­tru­tu­ra que o PT e vá­ri­os par­ti­dos po­lí­ti­cos (in­clu­si­ve par­te do PSDB) mon­ta­ram pa­ra des­vi­ar re­cur­sos pú­bli­cos, uma au­la so­bre “a ana­to­mia de um cri­me”, na ex­pres­são de um mem­bro do STF, es­pe­ci­al­men­te quan­do o re­la­to do ex-to­do-po­de­ro­so mi­nis­tro pe­tis­ta é co­te­ja­do com o acer­vo do julgamento do men­sa­lão (2012).

» ‘Fil­ling... Se­gun­do Pa­loc­ci, des­de o iní­cio e com ra­ras ex­ce­ções (BB e BC), to­dos os ór­gãos fo­ram usa­dos pa­ra des­vi­ar re­cur­sos. Ele dá de­ta­lhes da en­ge­nha­ria e afir­ma que ela foi res­pon­sá­vel pe­lo ca­so do men­sa­lão.

» ...the blanks’. A in­ter­pre­ta­ção é de que o te­or da de­la­ção de Pa­loc­ci nes­sa par­te do lo­te­a­men­to pre­en­che la­cu­nas do julgamento e cor­ro­bo­ra con­de­na­ções.

» Pa­ra lem­brar. Em 2012, Pa­loc­ci e to­dos os de­mais mem­bros dos go­ver­nos pe­tis­tas ain­da ne­ga­vam sis­te­ma­ti­ca­men­te as acu­sa­ções de com­pra de apoio po­lí­ti­co no Con­gres­so.

» Ne­go. O PT e a de­fe­sa de Lu­la re­cha­çam a de­la­ção de Pa­loc­ci. O par­ti­do a clas­si­fi­ca co­mo uma “far­sa”.

» Ve­lhas... In­di­ca­do pa­ra o De­tran-RJ por Wilson Wit­zel (PSC) em agos­to, Mar­ce­lo Ber­to­luc­ci pro­mo­veu uma sé­rie de mu­dan­ças no ór­gão pa­ra aten­der in­di­ca­ções de de­pu­ta­dos da Alerj.

» ...prá­ti­cas. Pa­ra a Di­re­to­ria de Tec­no­lo­gia da In­for­ma­ção e Co­mu­ni­ca­ção, foi no­me­a­do Pe­dro Pau­lo Thomp­son de Vas­con­cel­los, ban­ca­do pe­lo de­pu­ta­do Gus­ta­vo Tu­tu­ca (MDB), con­for­me apu­rou a Co­lu­na.

» Da­dos. Thomp­son de Vas­con­cel­los já tra­ba­lhou pa­ra a Mon­tre­al, em­pre­sa de tec­no­lo­gia de­ten­to­ra de con­tra­tos com o De­tran-RJ. Ele é só­cio da PTV Tec­no­lo­gia da In­for­ma­ção, in­ves­ti­ga­da pe­lo TCU por sus­pei­ta de su­per­fa­tu­ra­men­tos em con­tra­tos com a Fu­na­sa.

» Com a pa­la­vra. Thomp­son de Vas­con­cel­los não quis se pro­nun­ci­ar. O De­tran e o de­pu­ta­do Tu­tu­ca ne­ga­ram que as in­di­ca­ções te­nham si­do po­lí­ti­cas.

» Cam­po mi­na­do. O MEC já pro­cu­ra um de­pu­ta­do pa­ra re­la­tar o pro­je­to que vi­a­bi­li­za­rá o Fu­tu­re-se, car­ro­che­fe da pas­ta pa­ra o en­si­no su­pe­ri­or. Ta­re­fa ár­dua: na Co­mis­são de Edu­ca­ção, on­de ele pre­ci­sa­rá pas­sar, a ba­se do go­ver­no (tam­bém) es­tá bem de­sar­ti­cu­la­da.

» Con­vo­ca­ção. Uma fun­ci­o­ná­ria fi­cou res­pon­sá­vel por “la­çar” mi­nis­tros pa­ra a fes­ta-sur­pre­sa de ani­ver­sá­rio pa­ra Onyx Lo­ren­zo­ni (Ca­sa Ci­vil) no Pla­nal­to. A co­me­mo­ra­ção ocor­reu no ga­bi­ne­te de Jair Bol­so­na­ro, após o lan­ça­men­to da cam­pa­nha do pa­co­te an­ti­cri­me.

» Pon­to... Ali­a­dos do go­ver­na­dor João Do­ria (PSDBSP) res­pi­ram ali­vi­a­dos após a en­tre­vis­ta de­le ao ca­nal Glo­boNews: não ti­tu­be­ou em de­fen­der as tra­je­tó­ri­as dos ex-mi­nis­tros Aloy­sio Nunes Fer­rei­ra e Gil­ber­to Kas­sab e do ex-go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min.

» ...e con­tra­pon­to. A lei­tu­ra fei­ta por po­lí­ti­cos em São Pau­lo: o ges­to de Do­ria é mais um con­tra­pon­to do go­ver­na­dor em re­la­ção a Jair Bol­so­na­ro, que vi­rou as cos­tas pa­ra Gus­ta­vo Be­bi­an­no, Pau­lo Ma­ri­nho e, mais re­cen­te­men­te, ao eco­no­mis­ta Mar­cos Cin­tra.

RE­PRO­DU­ÇÃO/INS­TA­GRAM DA­VI AL­CO­LUM­BRE

CLICK. Da­vi Al­co­lum­bre pos­tou fo­to de en­con­tro com João Do­ria, em Bra­sí­lia. O go­ver­na­dor de SP pe­diu a ele pa­ra apre­ci­ar o quan­to an­tes a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.