Mé­ri­tos do pro­je­to es­tão lá, eli­mi­nan­do os ex­ces­sos

O Estado de S. Paulo - - Política - Le­an­dro Pi­quet Car­nei­ro ✽ PRO­FES­SOR DO INS­TI­TU­TO DE RE­LA­ÇÕES IN­TER­NA­CI­O­NAIS DA USP

OPro­je­to de Lei An­ti­cri­me pro­pos­to pe­lo Ministério da Jus­ti­ça e Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca foi re­lan­ça­do pe­lo go­ver­no de­pois de se­te me­ses. Nes­se tem­po, um gru­po de tra­ba­lho da Câ­ma­ra já ana­li­sou as pro­pos­tas e propôs vá­ri­as mu­dan­ças im­por­tan­tes, mas o pre­si­den­te e o mi­nis­tro pre­fe­ri­ram ig­no­rar as con­tri­bui­ções dos de­pu­ta­dos fei­tas até aqui e in­sis­tem na de­fe­sa da ver­são ori­gi­nal do pa­co­te.

O mo­men­to é ruim pa­ra o go­ver­no. Não ape­nas a de­sar­ti­cu­la­ção da ba­se go­ver­nis­ta no Con­gres­so tem atra­pa­lha­do a tra­mi­ta­ção do pa­co­te, co­mo al­gu­mas de su­as pro­pos­tas, co­mo o ex­clu­den­te de ili­ci­tu­de pa­ra po­li­ci­ais, di­fi­cil­men­te se­rão apro­va­dos pe­la Câ­ma­ra em fun­ção do cli­ma da opi­nião pú­bli­ca. Os de­cre­tos de­sas­tra­dos e mal cons­truí­dos so­bre o por­te e pos­se de ar­mas de fo­go e a der­ro­ta na lei do abu­so de au­to­ri­da­de, so­ma­dos às po­lí­ti­cas in­con­se­quen­tes de ali­a­dos co­mo o go­ver­na­dor Wit­zel do Rio de Ja­nei­ro, têm con­tri­buí­do na­ci­o­nal­men­te pa­ra des­mo­ra­li­zar o bom tra­ba­lho po­li­ci­al di­an­te da opi­nião pú­bli­ca.

Mas os mé­ri­tos do pa­co­te ori­gi­nal con­ti­nu­am lá. O mais im­por­tan­te foi a inova­ção de tra­tar o com­ba­te ao cri­me or­ga­ni­za­do e à cor­rup­ção co­mo pro­ble­mas co­ne­xos. Há tam­bém ino­va­ções im­por­tan­tes co­mo a cri­a­ção de um ban­co na­ci­o­nal de per­fis ge­né­ti­cos e ba­lís­ti­cos e a per­mis­são pa­ra o con­fis­co am­pli­a­do dos re­cur­sos an­ga­ri­a­dos com o cri­me e a cor­rup­ção. Eli­mi­na­dos os ex­ces­sos, o que cer­ta­men­te o Con­gres­so fa­rá, po­de­mos di­zer que es­ta­mos di­an­te de um es­for­ço con­sis­ten­te de mo­der­ni­za­ção da po­lí­ti­ca cri­mi­nal e do Direito Pe­nal do País em res­pos­ta ao po­der do cri­me or­ga­ni­za­do e da cor­rup­ção po­lí­ti­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.