Pa­ra Fran­cis­co, quei­ma­das são um pro­ble­ma ‘glo­bal’

“Nin­guém po­de di­zer ‘Is­so não me afe­ta’”, diz o pon­tí­fi­ce; ques­tão am­bi­en­tal de­ve­rá es­tar no cen­tro das dis­cus­sões

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - / O.B., COM AGÊN­CI­AS IN­TER­NA­CI­O­NAIS

On­tem, o pa­pa Fran­cis­co dis­se que os in­cên­di­os na Amazô­nia são um pro­ble­ma glo­bal e de­vem ser en­fren­ta­dos por to­dos. Ele de­fen­deu que o Sí­no­do dos Bis­pos so­bre a re­gião de­ve pro­por so­lu­ções “an­tes que se­ja tar­de de­mais”. E re­al­çou que is­so se­rá o cen­tro do de­ba­te.

O pon­tí­fi­ce par­ti­ci­pou nes­ta quin­ta-fei­ra de uma au­di­ên­cia no Ca­pí­tu­lo Ge­ral da União Ro­ma­na da Or­dem de San­ta Úr­su­la e se re­fe­riu à si­tu­a­ção da Amazô­nia ao fa­zer uma aná­li­se so­bre a si­tu­a­ção mun­di­al, “ca­da vez mais in­ter­co­nec­ta­da e ha­bi­ta­da por po­vos que fa­zem par­te de uma co­mu­ni­da­de glo­bal”.

Cui­da­do. “Es­ta­mos to­dos mais pró­xi­mos dos gran­des de­sa­fi­os

A or­ga­ni­za­ção anun­ci­ou que não ado­ta­rá co­pos de plás­ti­co e usa­rá bol­sas de tra­ba­lho de fi­bra na­tu­ral. “Se Gre­ta faz, po­de­mos fa­zer”, dis­se o car­de­al Lo­ren­zo Bal­dis­se­ri, ci­tan­do a jo­vem su­e­ca.

a en­fren­tar. Ho­je, nin­guém po­de di­zer ‘Is­so não me afe­ta’”, com­ple­tou Fran­cis­co. Du­ran­te uma apre­sen­ta­ção do Sí­no­do à im­pren­sa on­tem, o car­de­al d. Cláu­dio Hum­mes foi na mes­ma li­nha. E ci­tou por vá­ri­as ve­zes o do­cu­men­to do pa­pa Lau­da­to Si, que des­ta­ca a ne­ces­si­da­de de cui­dar da Ca­sa Co­mum.

Mo­e­ma Mi­ran­da, an­tro­pó­lo­ga e as­ses­so­ra da Re­de Ecle­si­al Pan-Amazô­ni­ca (Re­pam), tam­bém con­si­de­ra que a ques­tão am­bi­en­tal, além da re­li­gi­o­sa, de­ve do­mi­nar os de­ba­tes. “Fran­cis­co vai unir a lei­tu­ra de fé da Igre­ja, com a sa­be­do­ria dos po­vos an­ces­trais e os avan­ços ci­en­tí­fi­cos. O pa­pa diz que não de­ve­mos ser ape­nas ami­gos dos in­dí­ge­nas, mas de­ve­mos nos dei­xar evan­ge­li­zar por eles. Is­so é me­nos pro­gres­sis­ta do que de­fen­der a or­de­na­ção de mu­lhe­res? Acho que não.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.