Fi­na­lis­tas do Prê­mio Ja­bu­ti

Pre­mi­a­ção do mer­ca­do edi­to­ri­al re­ve­la os ven­ce­do­res em 28/11

O Estado de S. Paulo - - Caderno 2 - Ma­ria Fer­nan­da Ro­dri­gues

De­pois de uma edi­ção po­lê­mi­ca, quan­do foi fei­ta uma mu­dan­ça drás­ti­ca no re­gu­la­men­to, que di­vi­diu a opi­nião do mer­ca­do edi­to­ri­al e mo­ti­vou o pe­di­do de de­mis­são do en­tão cu­ra­dor Ar­man­do Ba­go­lin, o Prê­mio Ja­bu­ti anun­ci­ou on­tem os 10 fi­na­lis­tas de su­as 19 ca­te­go­ri­as – elas são di­vi­das em qua­tro ei­xos.

En­tre eles es­tão Fer­nan­da Young, que mor­reu em agos­to, aos 49 anos. Ela con­cor­re na ca­te­go­ria crô­ni­ca com Pós-F: Pa­ra Além do Mas­cu­li­no e do Fe­mi­ni­no. Já El­vi­ra Vig­na, que mor­reu em 2017, es­tá en­tre os fi­na­lis­tas da ca­te­go­ria con­to com seu li­vro pós­tu­mo Kaf­ki­a­nas.

Na lis­ta, es­tão ain­da no­mes co­mo Ge­o­va­ni Mar­tins (O Sol na Ca­be­ça), An­dré de Le­o­nes (Eu­fra­tes), Emi­lio Fraia (Se­bas­ta­pol), Ti­a­go Fer­ro (O Pai da Me­ni­na Mor­ta), Mar­ce­li­no Frei­re (Ba­ga­gei­ro), Lu­cia Hi­rat­su­ka (Chão de Pei­xes e His­tó­ri­as Guar­da­das Pe­lo Rio) e a es­tre­an­te Ju­li­a­na Lei­te – com En­tre as Mãos, ro­man­ce fi­na­lis­ta do Ja­bu­ti, ela já ven­ceu os prê­mi­os Sesc e APCA e é fi­na­lis­ta, ain­da, do Oce­a­nos e do Prê­mio Rio de Li­te­ra­tu­ra.

En­tre os se­le­ci­o­na­dos das ca­te­go­ri­as de não fic­ção, es­tão no­mes co­mo Joselia Aguiar, com Jor­ge Ama­do: Uma Bi­o­gra­fia; Jô So­a­res e Ma­ti­nas Su­zi­ki Jr., que as­si­nam jun­tos O Li­vro de Jô: Uma Au­to­bi­o­gra­fia De­sau­to­ri­za­da – Vo­lu­me 2; e Bru­no Pa­es Manso e Ca­mi­la Nunes Di­as, au­to­res de A Gu­er­ra: A As­cen­são do PCC e o Mun­do do Cri­me no Bra­sil.

O Ja­bu­ti vai pre­mi­ar, tam­bém, pro­je­tos de in­cen­ti­vo à lei­tu­ra e con­cor­rem ini­ci­a­ti­vas co­mo o Sa­rau do Bi­nho e Po­e­sia Con­tra a Vi­o­lên­cia, de Sér­gio Vaz.

Em 2019, o Ja­bu­ti re­ce­beu 2.103 ins­cri­ções. Se­gun­do a Câ­ma­ra Bra­si­lei­ra do Li­vro, no ano pas­sa­do fo­ram ins­cri­tas 1.963 obras e em 2017, 2.346. Va­le lem­brar que en­tre 2017 e 2018 o nú­me­ro de ca­te­go­ri­as caiu de 29 pa­ra 18 e que, em cri­se, o mer­ca­do es­tá pro­du­zin­do me­nos.

Uma no­va lis­ta com cin­co obras fi­na­lis­tas de­ve ser anun­ci­a­da no dia 31 – e es­ta é uma das no­vi­da­des des­ta edi­ção. Os ven­ce­do­res se­rão re­ve­la­dos em ce­rimô­nia no dia 28 de no­vem­bro, no Au­di­tó­rio do Ibi­ra­pu­e­ra. O pri­mei­ro co­lo­ca­do de ca­da ca­te­go­ria ga­nha a es­ta­tu­e­ta e R$ 5 mil. Já o ven­ce­dor do Li­vro do Ano ga­nha R$ 100 mil. No ano pas­sa­do, quem le­vou foi o po­e­ta in­de­pen­den­te Mail­son Fur­ta­do.

Sob a cu­ra­do­ria do edi­tor Pe­dro Almeida, o Ja­bu­ti vai pres­tar ho­me­na­gem à es­cri­to­ra Con­cei­ção Eva­ris­to, es­co­lhi­da co­mo a Per­so­na­li­da­de Li­te­rá­ria do ano. O con­se­lho cu­ra­dor é for­ma­do por Ma­ri­a­na Men­des, Ca­mi­le Men­drot, Cas­sius Me­dau­ar e Mar­cos Mar­ci­o­ni­lo.

SIL­VA­NA GARZARO/ESTADÃO 19/5/18

Crô­ni­ca. Fer­nan­da Young con­cor­re com seu úl­ti­mo li­vro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.