No go­ver­no, No­vo não tem no­me em BH

O Estado de S. Paulo - - Política - Pe­dro Ven­ces­lau

O ri­go­ro­so pro­ces­so se­le­ti­vo cri­a­do pe­lo par­ti­do No­vo pa­ra acei­tar fi­li­a­dos e es­co­lher seus can­di­da­tos im­pe­de que a le­gen­da cres­ça de for­ma con­sis­ten­te nas elei­ções de 2020 e am­plie sua ca­pi­la­ri­da­de no País. O ca­so mais em­ble­má­ti­co é o de Mi­nas Ge­rais.

Con­tra­ri­an­do a tra­di­ção de go­ver­na­do­res que se es­for­çam pa­ra ele­ger o mai­or nú­me­ro de pre­fei­tos e as­sim for­ta­le­cer sua ba­se, o No­vo te­rá ape­nas 5 pos­tu­lan­tes no Es­ta­do, que tem 853 mu­ni­cí­pi­os. O di­re­tó­rio es­ta­du­al ain­da ten­ta con­ven­cer o na­ci­o­nal a am­pli­ar pa­ra 19 can­di­da­tu­ras.

Úni­co go­ver­na­dor elei­to pe­lo No­vo e prin­ci­pal li­de­ran­ça do par­ti­do, Ro­meu Ze­ma te­rá uma ba­se pe­que­na de pre­fei­tos ali­a­dos em Mi­nas.

Na ca­pi­tal, Be­lo Ho­ri­zon­te, até ago­ra nin­guém se apre­sen­tou pa­ra en­trar no pro­ces­so se­le­ti­vo pa­ra dis­pu­tar a pre­fei­tu­ra – que con­sis­te em pre­en­cher for­mu­lá­ri­os, ser sa­ba­ti­na­do por um he­adhun­ter e, na úl­ti­ma eta­pa, ser en­tre­vis­ta­do pe­lo di­re­tó­rio na­ci­o­nal, que dá a pa­la­vra fi­nal.

Se­gun­do Ubi­ra­tan Gui­ma­rães, co­or­de­na­dor do pro­ces­so se­le­ti­vo do No­vo, a ideia é que o par­ti­do cres­ça de for­ma “sus­ten­tá­vel”. “Nos­so pro­je­to é de lon­go pra­zo, sem ata­lhos. Es­co­lhe­mos as gran­des ci­da­des pa­ra ex­pan­dir a mar­ca do par­ti­do”, dis­se ele ao Es­ta­do. Além dis­so, na ava­li­a­ção de Ubi­ra­tan, o No­vo en­fren­ta pro­ble­mas “ge­o­grá­fi­cos”. “O No­vo ain­da é um par­ti­do pe­que­no e sem os re­cur­sos do fun­do par­ti­dá­rio.” Foi uma op­ção da si­gla abrir mão dos re­cur­sos pú­bli­cos.

No pla­no na­ci­o­nal, o No­vo de­ve ter can­di­da­tos a pre­fei­to em ape­nas 53 ci­da­des. O per­fil ma­jo­ri­tá­rio é de em­pre­sá­ri­os ou li­de­ran­ças sem pas­sa­do par­ti­dá­rio. A te­se da si­gla é de que qua­li­da­de é me­lhor que quan­ti­da­de.

São Pau­lo. Ami­go do go­ver­na­dor João Do­ria (PSDB), o mé­di­co Clau­dio Lot­ten­berg, pre­si­den­te do con­se­lho de ad­mi­nis­tra­ção da com­pa­nhia mul­ti­na­ci­o­nal Uni­tedHe­alth e ex-pre­si­den­te do Hos­pi­tal Al­bert Eins­tein, deu en­tra­da na se­ma­na pas­sa­da no pro­ces­so de fi­li­a­ção do No­vo pa­ra con­cor­rer à Pre­fei­tu­ra de São Pau­lo em 2020.

A no­tí­cia, an­te­ci­pa­da pe­la co­lu­na Di­re­to da Fon­te, am­pli­ou a dis­pu­ta in­ter­na pe­la va­ga na le­gen­da fun­da­da pe­lo ex-pre­si­den­ciá­vel João Amoê­do. De­pois de fa­zer sua ins­cri­ção e ser sa­ba­ti­na­do por um he­adhun­ter, Lot­ten­berg se­rá en­tre­vis­ta­do pe­lo di­re­tó­rio na­ci­o­nal do No­vo

Pro­cu­ra­do, o mé­di­co não res­pon­deu aos con­ta­tos da re­por­ta­gem. Além de­le, ou­tros três no­mes já se apre­sen­ta­ram e fi­na­li­za­ram o pro­ces­so: o pre­si­den­te do Fun­do So­ci­al de So­li­da­ri­e­da­de do go­ver­no pau­lis­ta, Fi­li­pe Sa­ba­rá, e os em­pre­sá­ri­os Di­o­go da Luz e Emer­son Ca­paz.

Só na ca­pi­tal pau­lis­ta, o No­vo re­gis­trou 52 ins­cri­tos pa­ra o pro­ces­so de se­le­ção na pri­mei­ra fa­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.