Exo­ne­ra­ção de agen­te da Fu­nai é cri­ti­ca­da

O Estado de S. Paulo - - Política - An­dré Bor­ges / BRA­SÍ­LIA

In­di­ge­nis­tas e ex-co­or­de­na­do­res ge­rais da di­vi­são de Ín­di­os Iso­la­dos e de Re­cen­te Con­ta­to da Di­re­to­ria de Pro­te­ção Ter­ri­to­ri­al da Fu­nai di­vul­ga­ram uma car­ta aber­ta pa­ra cri­ti­car a exo­ne­ra­ção do ser­vi­dor Bru­no Pereira da che­fia da área.

Agen­te in­di­ge­nis­ta da Fu­nai, Bru­no Pereira é um dos prin­ci­pais es­pe­ci­a­lis­tas do ór­gão e vi­nha li­de­ran­do, nos úl­ti­mos anos, as ini­ci­a­ti­vas de pro­te­ção aos po­vos iso­la­dos, prin­ci­pal­men­te os que vi­vem na re­gião do Va­le do Ja­va­ri, ex­tre­mo oes­te do Es­ta­do do Ama­zo­nas, on­de se con­cen­tra o mai­or nú­me­ro de evi­dên­ci­as de ín­di­os iso­la­dos em to­do o mun­do.

“Em nos­so en­ten­di­men­to, tal exo­ne­ra­ção re­pre­sen­ta mais um pas­so pa­ra um re­tro­ces­so his­tó­ri­co da po­lí­ti­ca pú­bli­ca pa­ra pro­te­ção dos po­vos in­dí­ge­nas iso­la­dos”, afir­mam os es­pe­ci­a­lis­tas na car­ta. No tex­to, eles afir­mam que Pereira foi co­mu­ni­ca­do de sua exo­ne­ra­ção sem ne­nhum ti­po de ar­gu­men­ta­ção téc­ni­ca.

Em abril, ele li­de­rou uma das mais im­por­tan­tes ex­pe­di­ções da Fu­nai re­a­li­za­das em terras de ín­di­os iso­la­dos na Amazô­nia. A mis­são ocor­reu após mais de três anos de dis­cus­sões, me­ses de pla­ne­ja­men­to, diá­lo­go com in­dí­ge­nas na re­gião e ar­ti­cu­la­ção com ins­ti­tui­ções go­ver­na­men­tais. A equipe ti­nha ao to­do 30 pes­so­as.

A Fu­nai ain­da não in­for­mou quem vai subs­ti­tuir Bru­no Pereira. O ór­gão afir­ma que as mu­dan­ças são pre­vis­tas em lei e fa­zem par­te da re­no­va­ção no co­man­do da au­tar­quia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.