STF no­ti­fi­ca Bol­so­na­ro por fa­la so­bre ONGs

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - An­dré Bor­ges/BRASILIA

O mi­nis­tro Ale­xan­dre de Mo­ra­es, do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), de­ci­diu no­ti­fi­car o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro (PSL) pa­ra que ele ex­pli­que as de­cla­ra­ções em que atri­bui a ONGs a responsabi­lidade por quei­ma­das na Amazô­nia. A de­ter­mi­na­ção ocor­reu na quar­ta­fei­ra, 2, e aten­de a pe­di­do da As­so­ci­a­ção Ci­vil Al­ter­na­ti­va Ter­ra­zul, de For­ta­le­za.

A no­ti­fi­ca­ção do mi­nis­tro pre­vê que Bol­so­na­ro res­pon­da a oi­to ques­ti­o­na­men­tos re­la­ci­o­na­dos a de­cla­ra­ções que fez em agos­to. Na de­ci­são, Mo­ra­es apon­ta que o pe­di­do tem “per­ti­nên­cia” “em pri­mei­ra aná­li­se”. Além dis­so, lem­bra que o pe­di­do de ex­pli­ca­ções es­tá pre­vis­to no Có­di­go Pe­nal e tem o ob­je­ti­vo de es­cla­re­cer “si­tu­a­ções am­bí­guas” e “vi­a­bi­li­zar o exer­cí­cio fu­tu­ro de ação pe­nal con­de­na­tó­ria”, “sen­do ca­bí­vel em qual­quer das mo­da­li­da­des de cri­mes con­tra a hon­ra”.

Em agos­to, Bol­so­na­ro in­si­nu­ou que as quei­ma­das na flo­res­ta es­ta­ri­am re­la­ci­o­na­das à sus­pen­são de re­pas­ses do Fun­do Amazô­nia a pro­je­tos. “Po­de es­tar ha­ven­do, não es­tou afir­man­do, ação cri­mi­no­sa des­ses ‘on­guei­ros’ pa­ra exa­ta­men­te cha­mar a aten­ção con­tra a mi­nha pes­soa, con­tra o go­ver­no do Bra­sil", dis­se na épo­ca.

A fa­la te­ve re­per­cus­são ne­ga­ti­va en­tre am­bi­en­ta­lis­tas e tam­bém na imprensa estrangeir­a. O pre­si­den­te nun­ca apre­sen­tou pro­vas do en­vol­vi­men­to de ONGs com as quei­ma­das.

Den­tre os ques­ti­o­na­men­tos en­vi­a­dos ao pre­si­den­te es­tão: “Quais ONGs são as su­pos­tas res­pon­sá­veis pe­las quei­ma­das na Flo­res­ta Amazô­ni­ca?”; “Se o in­ter­pe­la­do tem co­nhe­ci­men­to de quais são es­sas ONGs por­que ne­nhu­ma me­di­da foi to­ma­da con­tra elas até o mo­men­to, le­van­do em con­si­de­ra­ção que es­tas, de acor­do com ele pró­prio, vem co­me­ten­do ato ti­pi­fi­ca­do co­mo cri­me?”

Pro­cu­ra­do, o Pla­nal­to dis­se que não vai co­men­tar a de­ci­são.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.