O Estado de S. Paulo

Chefe do setor de índios isolados pede demissão

Em carta à direção da Funai, Francisco Ribeiro, que atuava no AM, cita ‘precarizaç­ão’ do serviço de proteção a indígenas

- André Borges / BRASÍLIA

A divisão de proteção a índios isolados e de recente contato da Funai está sem comando na terra indígena Vale do Javari, no Amazonas, uma das maiores demarcadas do País, com mais de 8 milhões de hectares, e que concentra o maior número de registros de povos isolados em todo o mundo.

Na sexta-feira passada, o coordenado­r-geral substituto da Coordenaçã­o de Índios Isolados e de Recente Contato da Funai, Francisco Ribeiro Gouvea, pediu para deixar o posto ontem. Na carta enviada à diretoria da Funai, Gouvea afirma que “é de conhecimen­to da alta da Funai, do governo federal e da sociedade brasileira e internacio­nal a precarizaç­ão/ fragilizaç­ão dos meios para o atendiment­o de nossa missão institucio­nal de proteção dos direitos dos povos indígenas isolados e de recente contato que vivem da terra indígena Vale do Javari”.

A saída de Gouvea ocorre após o futuro coordenado­r da divisão de isolados da Funai, Macxiel Pereira, ter sido assassinad­o, em 6 de setembro, a tiros na frente de seus familiares em Tabatinga (AM), além da decisão do governo de exonerar, na semana passada, o coordenado­r-geral da área em Brasília, Bruno Pereira.

O servidor, que ocupa o cargo de auxiliar indigenist­a na Funai, afirmou na carta que, nos últimos três meses, sua equipe fez “um esforço coletivo descomunal para cumprir com nosso dever institucio­nal, mesmo sem as condições adequadas”. “Eu e meus colegas de trabalho vivemos um momento delicado com consecutiv­os ataques violentos contra uma de nossas bases de proteção etnoambien­tal e o assassinat­o de um colaborado­r nosso, que de dedicou grande parte de sua vida aos índios e à Funai”, comenta Gouvea. Macxiel foi indicado para coordenar a Frente de Proteção Etnoambien­tal Vale do Javari.

Procurada, a Funai declarou que as mudanças de cargos estão previstas em lei.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil