HOUSTON, TE­MOS UM PRO­BLE­MA

Ge­ren­te dos Roc­kets apoia pro­tes­tos em Hong Kong e per­de pa­tro­cí­nio da Chi­na

O Estado de S. Paulo - - Internacio­nal -

As ma­ni­fes­ta­ções pró­de­mo­cra­cia em Hong Kong e a re­pres­são de Pe­quim res­pin­ga­ram on­tem na li­ga de bas­que­te dos EUA, a NBA. No fim de se­ma­na, o ge­ren­te-ge­ral do Houston Roc­kets, Daryl Mo­rey, ex­pres­sou apoio aos ma­ni­fes­tan­tes no Twit­ter, mas não es­pe­ra­va uma reação tão vi­o­len­ta da Chi­na, que cor­tou o pa­tro­cí­nio que ti­nha com o ti­me.

On­tem, Mo­rey pe­diu des­cul­pas pe­lo tuí­te, que foi apa­ga­do. “Não era mi­nha in­ten­ção que meu tuí­te cau­sas­se qual­quer ofen­sa aos tor­ce­do­res dos Roc­kets e aos meus ami­gos na Chi­na”, tui­tou Mo­rey. A men­sa­gem que de­sa­tou a ira do go­ver­no e dos tor­ce­do­res chi­ne­ses in­cluía uma ima­gem com a le­gen­da “Lu­te Pe­la Li­ber­da­de. Fi­que ao La­do de Hong Kong”.

Os Roc­kets são mui­to po­pu­la­res na Chi­na, em es­pe­ci­al por­que con­tra­ta­ram, em 2002, o jo­ga­dor chi­nês Yao Ming, que se tor­nou um as­tro e aju­dou a cri­ar se­gui­do­res da NBA no país, con­si­de­ra­do um mer­ca­do cru­ci­al pa­ra o bas­que­te ame­ri­ca­no.

A men­sa­gem le­vou a mar­ca de rou­pas es­por­ti­vas LiNing e o Banco de De­sen­vol­vi­men­to Xan­gai Pu­dong (SPD Bank) a sus­pen­der os pa­tro­cí­ni­os com os Roc­kets, e os jo­gos do ti­me fo­ram re­ti­ra­dos da gra­de da emis­so­ra es­ta­tal chi­ne­sa.

Em co­mu­ni­ca­do, a NBA tam­bém en­sai­ou um pe­di­do de des­cul­pas. “Ad­mi­ti­mos que as opi­niões ex­pres­sa­das pe­lo ge­ren­te-ge­ral dos Roc­kets, Daryl Mo­rey, ofen­de­ram pro­fun­da­men­te muitos de nos­sos ami­gos e tor­ce­do­res na Chi­na, o que é la­men­tá­vel.”

PAT SULLIVAN/AP

Reação. Daryl Mo­rey, ge­ren­te do Houston Roc­kets

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.