O Estado de S. Paulo

HOUSTON, TEMOS UM PROBLEMA

Gerente dos Rockets apoia protestos em Hong Kong e perde patrocínio da China

-

As manifestaç­ões pródemocra­cia em Hong Kong e a repressão de Pequim respingara­m ontem na liga de basquete dos EUA, a NBA. No fim de semana, o gerente-geral do Houston Rockets, Daryl Morey, expressou apoio aos manifestan­tes no Twitter, mas não esperava uma reação tão violenta da China, que cortou o patrocínio que tinha com o time.

Ontem, Morey pediu desculpas pelo tuíte, que foi apagado. “Não era minha intenção que meu tuíte causasse qualquer ofensa aos torcedores dos Rockets e aos meus amigos na China”, tuitou Morey. A mensagem que desatou a ira do governo e dos torcedores chineses incluía uma imagem com a legenda “Lute Pela Liberdade. Fique ao Lado de Hong Kong”.

Os Rockets são muito populares na China, em especial porque contratara­m, em 2002, o jogador chinês Yao Ming, que se tornou um astro e ajudou a criar seguidores da NBA no país, considerad­o um mercado crucial para o basquete americano.

A mensagem levou a marca de roupas esportivas LiNing e o Banco de Desenvolvi­mento Xangai Pudong (SPD Bank) a suspender os patrocínio­s com os Rockets, e os jogos do time foram retirados da grade da emissora estatal chinesa.

Em comunicado, a NBA também ensaiou um pedido de desculpas. “Admitimos que as opiniões expressada­s pelo gerente-geral dos Rockets, Daryl Morey, ofenderam profundame­nte muitos de nossos amigos e torcedores na China, o que é lamentável.”

 ?? PAT SULLIVAN/AP ?? Reação. Daryl Morey, gerente do Houston Rockets
PAT SULLIVAN/AP Reação. Daryl Morey, gerente do Houston Rockets

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil