As mu­lhe­res que ou­vem con­fis­sões na Amazô­nia

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - / COM AGÊNCIAS INTERNACIO­NAIS

Na pri­mei­ra en­tre­vis­ta co­le­ti­va do sí­no­do, o pa­pel das mu­lhe­res na Amazô­nia foi res­sal­ta­do, com des­ta­que pa­ra a ir­mã co­lom­bi­a­na Al­ba Te­re­sa Ce­di­el Cas­til­lo. “Es­ta­mos pre­sen­tes em to­dos os lu­ga­res e fa­ze­mos o que po­de uma mu­lher fa­zer em vir­tu­de do ba­tis­mo: acom­pa­nha­mos os in­dí­ge­nas e, quan­do os sa­cer­do­tes não po­dem es­tar pre­sen­tes, ba­ti­za­mos. Se al­guém de­se­ja se ca­sar, es­ta­mos pre­sen­tes e tes­te­mu­nha­mos. E mui­tas ve­zes já acon­te­ceu de ou­vir­mos con­fis­sões (de pes­so­as à bei­ra da mor­te), mas não de­mos a ab­sol­vi­ção”, dis­se ela.

O de­poi­men­to ser­viu pa­ra de­mons­trar a atu­al ne­ces­si­da­de de pa­dres na Amazô­nia. Já na sua apre­sen­ta­ção, o pre­fei­to do Di­cas­té­rio pa­ra a Co­mu­ni­ca­ção, Pa­o­lo Ruf­fi­ni, res­sal­tou que o po­lê­mi­co Ins­tru­men­tum la­bo­ris do sí­no­do é “um tex­to­már­tir”, no sen­ti­do de que é des­ti­na­do a ser des­truí­do. “Por­que é um pon­to de par­ti­da pa­ra aqui­lo que o Es­pí­ri­to San­to fa­rá.”

As ci­ta­ções de dar mais es­pa­ço a mu­lhe­res e ana­li­sar a pos­si­bi­li­da­de de or­de­nar ho­mens ca­sa­dos es­pe­ci­fi­ca­men­te pa­ra su­prir a fal­ta de pa­dres – pre­sen­tes no do­cu­men­to – mo­ti­va­ram crí­ti­cas in­ter­nas den­tro da Igre­ja. E acu­sa­ções até de he­re­sia.

Ben­to XVI. Pa­ra mos­trar a uni­da­de da Igre­ja, Fran­cis­co fez ques­tão de, no sá­ba­do, le­var os 13 car­de­ais que cri­ou pa­ra um en­con­tro com o pa­pa emé­ri­to Ben­to XVI. Na reu­nião, Ben­to fez ques­tão de fri­sar “o va­lor da fi­de­li­da­de ao pa­pa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.