Ney­mar vai com­ple­tar 100 jo­gos pe­la se­le­ção

Amis­to­so. Mar­ca se­rá al­can­ça­da quin­ta-fei­ra, no jo­go com o Se­ne­gal; com 61 gols, ata­can­te é quar­to mai­or go­le­a­dor da equi­pe

O Estado de S. Paulo - - Esportes - Ricardo Ma­gat­ti ES­PE­CI­AL PA­RA O ES­TA­DO

En­tre a eu­fo­ria por dri­bles, gols e tí­tu­los, mas tam­bém de­sa­len­to com le­sões em mo­men­tos im­por­tan­tes e o en­vol­vi­men­to em po­lê­mi­cas fo­ra de cam­po, Ney­mar es­tá pres­tes a com­ple­tar 100 jo­gos pe­la se­le­ção bra­si­lei­ra prin­ci­pal – não são con­si­de­ra­das, por­tan­to, as par­ti­das por se­le­ções de ba­se e olím­pi­ca. O cra­que al­can­ça­rá a mar­ca quin­ta­fei­ra, no amis­to­so di­an­te de Se­ne­gal, às 9 ho­ras (ho­rá­rio de Brasília), em Cin­ga­pu­ra.

Ney­mar es­tre­ou na se­le­ção em 10 de agos­to de 2010, na vi­tó­ria por 2 a 0 so­bre os Es­ta­dos Uni­dos. O ti­me era trei­na­do por Ma­no Me­ne­zes e o en­tão jo­ga­dor do San­tos fez seu pri­mei­ro gol pe­la equi­pe.

A tra­je­tó­ria de Ney­mar em seus 99 jo­gos pe­la se­le­ção tem de tu­do: per­se­gui­ção em cam­po pe­los ad­ver­sá­ri­os, lin­dos lan­ces, fra­cas­sos, crí­ti­cas, apoio dos com­pa­nhei­ros, gols im­por­tan­tes, le­sões e ape­nas uma ta­ça le­van­ta­da – a da Co­pa das Con­fe­de­ra­ções, em 2013.

Ele se tor­nou o quar­to jo­ga­dor com mais gols pe­la se­le­ção. Fez 61 até ho­je, os­ten­ta mé­dia de 0,62 e es­tá a cin­co gols de igua­lar Zi­co, ter­cei­ro mai­or go­le­a­dor do ti­me. Ro­nal­do é o se­gun­do, com 67. Pe­lé tem 95.

Seu me­lhor ren­di­men­to pe­lo Bra­sil foi al­can­ça­do em 2014, quan­do fez 15 gols em 14 jo­gos. No en­tan­to, se foi bom em ter­mos de nú­me­ros in­di­vi­du­ais, a Co­pa do Mun­do ter­mi­nou de for­ma me­lan­có­li­ca pa­ra o as­tro. Ele se des­pe­diu do Mundial ain­da nas quar­tas de fi­nais, de­pois de le­var uma jo­e­lha­da nas cos­tas de Zúñi­ga, no du­e­lo com a Colôm­bia, em For­ta­le­za.

Qua­tro anos de­pois, na Rús­sia, após três me­ses pa­ra­do por cau­sa de uma fra­tu­ra no pé di­rei­to, te­ve al­guns bons mo­men­tos no Mundial, mas fi­cou mar­ca­do mes­mo por su­as que­das em cam­po.

Na atu­al tem­po­ra­da, Ney­mar pou­co atu­ou pe­lo ti­me de Ti­te. Por cau­sa de uma con­tu­são, fi­cou fo­ra da Co­pa Amé­ri­ca con­quis­ta­da pe­lo Bra­sil e nes­te ano tem ape­nas três jo­gos pe­la se­le­ção.

PE­DRO MAR­TINS / MOWA PRESS

Ney­mar. Ata­can­te es­tre­ou na se­le­ção no­ve anos atrás

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.