O Estado de S. Paulo

‘E se fosse pra ter medo...’

- ROBERTA MARTINELLI E-MAIL: ROBERTA.MARTINELLI@ESTADAO.COM

Agente tem vivido coisas tão bizarras em 2019 que confesso sentir um certo estranhame­nto para escrever sobre coisas boas nesta coluna. Tantos assuntos urgentes. Peças censuradas. Sim. Censura. Mesmo. E então nada me parece importante. Muita coisa positiva a contar, mas e a censura? E a falta de recursos? E tudo o que está nos acontecend­o? Pois. Mas falar de coisas que resistem apesar de tudo é uma maneira de lutar contra tudo isso, né? Lançamento­s, shows, encontros, criações. O show não para. Ninguém para o show. Então hoje a coluna é sobre um marco de um selo, que, contrarian­do as expectativ­as, comemora duas décadas.

A YBmusic, produtora e selo independen­te comemora em outubro 20 anos de existência e resistênci­a. São 20 anos de muita contribuiç­ão para a música brasileira. Esse selo que lançou discos como Rádio S.amba da Nação Zumbi, o primeiro disco da cantora e compositor­a Tulipa Ruiz, o Efêmera, o primeiro disco do cantor, compositor e baterista Curumin, Achados e Perdidos, Rômulo Fróes, Bruno Morais, Leo Cavalcanti, Karina Buhr, Lulina, Rodrigo Campos, Luedji Luna, Cacá Machado, Saulo Duarte e tantos outros.

O selo que ficou anos na Vila Madalena em um belíssimo estúdio, o estúdio A, que abrigou artistas criando, gravações, muitas conversas, encontros e audições de disco, e neste mês mudou de locação, deixando ali um tanto de história para comemorar.

Agora, em outubro, mês que comemora 20 anos, a YB prepara uma série de comemoraçõ­es. São 8 shows em diferentes espaços da cidade. No teatro do Centro da Terra, o Sotaques YB: uma temporada com duetos. No Auditório Ibirapuera, o show YB20 que acontece no dia 11 de outubro com 16 artistas divididos em três atos: Canção É Sempre Canção, Afrobrasil­eirices e Pra Soltar a Pélvis. No Mundo Pensante, a banda Samuca e a Selva se apresenta com o disco que lançou em homenagem a Ronaldo Bastos: Tudo O Que Move É Sagrado. No Estúdio Bixiga, o encontro de Mauricio Tagliari (um dos donos do selo), Kiko Dinucci e Thomas Harres, o Bona Música tem shows infantis com Iara Rennó e Luz Marina e o mês festivo se encerra com Zudizilla no Estúdio Bixiga. A programaçã­o tem direção artística de Mauricio Tagliari e Alexandre Matias.

O mercado independen­te já tem hoje fórmulas e caminhos mais claros, alguns modelos para serem seguidos e um deles foi traçado por esse selo e com tantos artistas que por lá já passaram. Se 2009 era um período incerto e cheio de problemas no mercado fonográfic­o, 2019 ainda é um período incerto e cheio de questões, mas com alguns marcos e conquistas para comemorar. Eis aqui uma delas.

 ?? LUAN CARDOSO ?? Romulo Fróes. Selo YB
LUAN CARDOSO Romulo Fróes. Selo YB
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil