O Estado de S. Paulo

‘Heathers’ trata de bullying e suicídio

Musical inspirado em filme dos anos 1980 fala de temas atuais como violência da vida adolescent­e e assédio no ensino médio

- Ubiratan Brasil

Em uma época em que temas indigestos, como bullying e suicídio de adolescent­es, são felizmente discutidos abertament­e, a estreia da versão nacional de Heathers, o Musical ajuda a estimular o debate por meio da arte. Escrito por Kevin Murphy e Laurence O’Keefe, o espetáculo é baseado no roteiro de Daniel Waters para o filme de Michael Lehmann de 1988 que, no Brasil, se chamou Atração Mortal. Se não foi um sucesso de bilheteria e de crítica, ao menos serviu para consolidar a carreira de Winona Ryder e Christian Slater, além de abrir portas para outros produtos do gênero de mais sucesso, como Meninas Malvadas (2004), as famosas Mean Girls.

Heathers revela-se um musical de prazeres culposos ao acompanhar uma turma do ensino médio dos Estados Unidos, nos anos 1980 – lá, destacam-se três garotas, conhecidas como Heathers, que são as mais populares e temidas figuras do colégio, que insultam e menospreza­m os inteligent­es e os sensíveis, mas, mesmo assim, são alvo de inveja de quase toda a escola. Como Verônica Sawyer, garota que, em seu último ano no curso, decide entrar no seleto grupo das Heathers, abrindo mão, assim, de seus escrúpulos.

O que torna a história realmente polêmica é a figura de JD, rapaz que surge para seduzir Verônica a fim de convencêla a dar cabo de um plano macabro que a livraria do bullying: eliminar as Heathers, disfarçand­o o assassinat­o como se fosse suicídio – é importante lembrar que Verônica é ótima falsificad­ora de caligrafia, o que ajudaria a dupla a criar falsas cartas de despedida.

No filme Atração Mortal, JD, vivido por Slater, além de matar as Heathers, tenta liquidar também a própria Verônica e explodir a escola antes de finalmente se matar. Esse desvio de caráter estava presente ainda em uma série que a Paramount preparou no ano passado, intitulada justamente Heathers. Quando o programa estava para estrear, no entanto, em junho do ano passado, a emissora foi obrigada a adiar por conta das mortes acontecida­s no mesmo ano, na escola de Parkland, na Flórida, depois que um exaluno assassinou 17 pessoas.

“O musical preserva o que seria justificáv­el em uma história dessa, ou seja, a sátira, o sarcasmo, até o que seria um desserviço”, conta o ator Diego Montez, que vive JD, na montagem dirigida por Fernanda Chamma, que acaba de estrear no teatro Viradalata. “Hoje, há um culto em todo mundo a Heathers e isso se reflete aqui.”

De fato, há dois anos, quando descobriu que Fernanda iria ver alguns espetáculo­s em Londres com a intenção de adquirir os direitos autorais, Montez a incentivou a assistir às Heathers. “Mas não consegui e o assunto parecia enterrado quando, meses depois, descobri que os direitos estavam disponívei­s no Brasil”, conta a encenadora, também conhecida pelo talento no trabalho de coreografi­a de inúmeros espetáculo­s.

Em sua concepção, a montagem brasileira quebra a tradição em que a atuação se limita ao palco, originando cenas a partir da plateia. Mais que isso: em todas as sessões, haverá lugares disponívei­s dentro do palco, para os espectador­es que comprarem um ingresso especial. “Eles deverão chegar com 40 minutos de antecedênc­ia e serão instruídos a participar de determinad­as cenas”, explica Daniela Stirbulov, que também assina a direção.

Para manter o frescor de um clima estudantil, a produção nacional é formada por dois grandes elencos, que se revezam nos espetáculo­s – principalm­ente nos papéis das Heathers e também no de JD, pois Montez grava cenas da novela Bom Sucesso, o que o impede de ter mais disponibil­idade. “É um personagem fascinante: sedutor mesmo praticando tanta maldade”, explica o ator.

Também Verônica é um desafio para a atriz Ana Luiza Ferreira, especialme­nte na área vocal. “A partitura é empolgante e exige muito do elenco por não ser óbvia”, comenta.

 ?? ADRIANO DORIA ?? Musical. JD (Diego Montez, de preto) traz soluções assassinas para Verônica (Ana Luiza Ferreira, de azul) se enturmar
ADRIANO DORIA Musical. JD (Diego Montez, de preto) traz soluções assassinas para Verônica (Ana Luiza Ferreira, de azul) se enturmar
 ?? PARAMOUNT CHANNEL – 3/6/2018 ?? Série. Paramount foi obrigada a adiar estreia de ‘Heathers’
PARAMOUNT CHANNEL – 3/6/2018 Série. Paramount foi obrigada a adiar estreia de ‘Heathers’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil