He­ran­ças de Ga­bo nas ru­as da ci­da­de

O Estado de S. Paulo - - Viagem -

A me­lhor ma­nei­ra pa­ra per­cor­rer os pas­sos de Ga­bri­el Gar­cía Már­quez na ci­da­de é com o au­di­o­tour La Car­ta­ge­na de Ga­bo (tem op­ções em in­glês e fran­cês tam­bém; R$ 18,99 no iTu­nes e Go­o­gle Play). O pas­seio foi de­sen­vol­vi­do por uma agên­cia em par­ce­ria com a Fun­da­ção Gar­cía Már­quez. São 35 pon­tos de vi­si­ta­ção, a mai­o­ria den­tro da ci­da­de amu­ra­lha­da. Ca­da pa­ra­da sig­ni­fi­ca traz in­for­ma­ções so­bre o es­cri­tor e o lo­cal, além de tre­chos de al­guns li­vros, es­pe­ci­al­men­te O Amor nos Tem­pos de Có­le­ra.

No iní­cio, a di­nâ­mi­ca me pa­re­ceu mais des­gas­tan­te do que pro­vei­to­sa, mas mu­dei de ideia ao me sen­tar em fren­te à igre­ja em que a per­so­na­gem Fir­mi­na Da­za ca­sou e, de­pois, ao avis­tar o ca­sa­rão em que vi­veu com o pai (on­de o ba­te­dor de por­tas tem o for­ma­to de pa­pa­gaio).

“Car­ta­ge­na era co­mo um ce­ná­rio cons­truí­do es­pe­ci­al­men­te pa­ra o es­cri­tor pe­la mão mis­te­ri­o­sa do des­ti­no”, diz um tre­cho do au­di­o­tour. Já per­to do fi­nal, o ro­tei­ro se apro­xi­ma das mu­ra­lhas e pa­ra di­an­te de uma ca­sa ro­sa­da de ar­qui­te­tu­ra mo­der­nis­ta: ali vi­veu o mai­or es­cri­tor co­lom­bi­a­no (ho­je, se­gue com uso pri­va­do).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.