Ins­ti­tu­to Mauá in­ves­te em apren­di­za­do na prá­ti­ca e par­ce­ri­as com o mer­ca­do

O Estado de S. Paulo - - Media Lab -

Em cons­tan­te trans­for­ma­ção, o mer­ca­do de tra­ba­lho ho­je exi­ge mais do que co­nhe­ci­men­tos téc­ni­cos. Pro­fis­si­o­nais pre­ci­sam de com­pe­tên­ci­as so­ci­o­e­mo­ci­o­nais e vi­são de ne­gó­ci­os. E o pre­pa­ro pa­ra es­se de­sa­fio es­tá fo­ra da sa­la de au­la con­ven­ci­o­nal, afir­ma o rei­tor do Ins­ti­tu­to Mauá de Tec­no­lo­gia (IMT), José Car­los de Sou­za Jr.: “O se­gre­do es­tá na mis­tu­ra das di­fe­ren­ças”.

Foi o que acon­te­ceu quan­do a ins­ti­tui­ção se abriu pa­ra no­vas áre­as. Além de no­ve cur­sos de En­ge­nha­ria, o IMT tem ain­da Ad­mi­nis­tra­ção e De­sign. “Cri­a­mos am­bi­en­tes pa­ra to­dos os alu­nos tra­ba­lha­rem jun­tos. Es­sa tro­ca de co­nhe­ci­men­to pro­por­ci­o­nou so­lu­ções téc­ni­cas, de em­pre­en­de­do­ris­mo e ino­va­ção”, ex­pli­ca o rei­tor.

Ou­tra par­ti­cu­la­ri­da­de do IMT é a in­fra­es­tru­tu­ra. Além de mais de 120 la­bo­ra­tó­ri­os aber­tos (que aten­dem a to­dos os cur­sos), a ins­ti­tui­ção im­ple­men­tou o pro­je­to Smart Cam­pus. To­dos os es­pa­ços con­tam com aces­so à in­ter­net das coi­sas (Iot, na si­gla em in­glês pa­ra in­ter­net of things). “As au­las po­dem acon­te­cer em qual­quer lu­gar”, diz Sou­za. “Te­mos uma pla­ta­for­ma aber­ta com me­di­ções e mo­ni­to­ra­men­tos on­li­ne de di­fe­ren­tes da­dos.”

La­bo­ra­tó­rio de Me­câ­ni­ca dos Só­li­dos, uti­li­za­do por di­ver­sas áre­as da gra­du­a­ção do IMT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.