O Estado de S. Paulo

Um mundo de opções

Com o desenvolvi­mento de tecnologia­s, profission­ais desta área têm campos de atuação ampliados. Textos para mídias digitais e conteúdos para sites são alguns exemplos de novos trabalhos possíveis

- / T.F.

Alinguagem perpassa todas as atividades humanas. Por isso, além de formar professore­s, os cursos da área buscam aprimorar a comunicaçã­o, dominar tecnologia­s e estimular o diálogo entre campos de atuação. Coordenado­ra de Letras – Inglês e Português do Centro Universitá­rio FMU, Beatriz Santana reforça que o curso não forma o profission­al para atuar em uma única frente. “Letras é um campo bem amplo, muito mais do que imagina o aluno quando começa o curso. Ele pode atuar em literatura, no ensino, como redator, escritor, revisor”, diz. “Muitas vezes o aluno procura o curso com a ideia de ser professor, mas descobre um universo de possibilid­ades.” Com a evolução da tecnologia, estudantes enfrentam desafios, mas ganham espaço. “As mídias digitais têm exigido bastante análise discursiva, que ajuda a entender o comportame­nto das pessoas na rede. O profission­al também tem a oportunida­de de trabalhar com meios eletrônico­s e alimentar sites de empresas.”

Criado em 2018, o curso de Cinema e Audiovisua­l da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) acompanha as novidades tecnológic­as e prepara o aluno para os negócios. “Ainda há um juízo de valor muito forte sobre o cineasta como aquela pessoa excêntrica, que cria histórias para o cinema tradiciona­l, mas o perfil hoje é extremamen­te variado”, afirma a coordenado­ra do curso, Gisele Jordão. “Temos alunos que se interessam por desenho e cinemática de games, plataforma­s interativa­s e realidade virtual.” Para ela, a faculdade deve preparar os alunos para áreas e linguagens que ainda nem foram descoberta­s. “O mercado audiovisua­l tem crescido, expandido para diversas áreas que precisam dele para crescer”, afirma. “Quando imaginamos isso a longo prazo, sabemos que, em uma sociedade como a que vivemos, mediada por imagens, a tendência é que as oportunida­des continuem a aparecer.”

Pedagogia também se transforma neste contexto tecnológic­o. Coordenado­r do curso da Universida­de Paulista (Unip), o professor Nonato Assis de Miranda afirma que hoje é uma exigência que os profission­ais da área tenham domínio de Tecnologia­s de Informação (TI). “Os alunos chegam à escola já dominando essas tecnologia­s. O professor tem de aprender a usar e se apropriar delas para o ensino”, diz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil