Ata­que nas re­des faz Do­ria de­fi­nir es­tra­té­gia

O Estado de S. Paulo - - Política - AL­BER­TO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­[email protected] POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

João Do­ria tem si­do acon­se­lha­do por as­ses­so­res e se­cre­tá­ri­os a evi­tar “en­trar na pi­lha” do bol­so­na­ris­mo, ou se­ja, a não re­ba­ter to­da e qual­quer de­cla­ra­ção do pre­si­den­te ou de seus sú­di­tos. As res­pos­tas que fo­rem ne­ces­sá­ri­as de­vem ser fir­mes, po­rém “re­pu­bli­ca­nas” e “edu­ca­das”. O go­ver­na­dor de SP foi ví­ti­ma re­cen­te­men­te de for­tes ata­ques, in­clu­si­ve de de­pu­ta­dos do PSL, nas re­des so­ci­ais. A es­tra­té­gia de Do­ria se­rá, pe­lo me­nos em te­o­ria, fa­lar me­nos e fa­zer mais. O tu­ca­no e seu en­tor­no acre­di­tam ser es­se o me­lhor mo­do de se con­tra­por a Bol­so­na­ro.

» Em no­me do pai. O mais for­te ata­que par­tiu do de­pu­ta­do fe­de­ral Edu­ar­do Bol­so­na­ro, o fi­lho 03 e pre­si­den­te do PSL-SP, num for­te in­di­ca­ti­vo de que não ha­ve­rá tré­gua da­qui até 2022.

» Di­re­to no quei­xo. A de­cla­ra­ção de Jair Bol­so­na­ro a um apoi­a­dor so­bre Lu­ci­a­no Bi­var foi in­ter­pre­ta­da por par­te do PSL co­mo a mais for­te es­to­ca­da do clã fa­mi­li­ar até ago­ra em di­re­ção ao pre­si­den­te do par­ti­do.

» Pla­no B?. Há no PSL qu­em apos­te em Edu­ar­do Bol­so­na­ro co­mo al­ter­na­ti­va pa­ra pre­si­dir o par­ti­do, ca­so a fa­mí­lia fi­que. Qu­es­ti­o­na­do pe­la Coluna so­bre es­sa pos­si­bi­li­da­de, o 03 abriu os bra­ços, fez um “joi­nha” e não ne­gou.

» Ca­ra... Qu­es­ti­o­na­dos pe­lo de­pu­ta­do Glau­ber Bra­ga (PSOL-RJ) a res­pei­to da vi­a­gem de três di­as que fi­ze­ram a Washing­ton, Van­der­lei Ma­cris (PSDB-SP) e Al­ti­neu Côr­tes (PL-RJ) en­tra­ram nu­ma saia-jus­ta.

» ...na por­ta. A jus­ti­fi­ca­ti­va da vi­a­gem eram en­con­tros com o De­par­ta­men­to de Jus­ti­ça, a Co­mis­são de Va­lo­res Mo­bi­liá­ri­os e par­la­men­ta­res. Mas o Con­gres­so ame­ri­ca­no es­ta­va em re­ces­so. Al­ti­neu en­fren­tou o cons­tran­gi­men­to de ad­mi­tir que a mis­são não te­ve im­pac­to al­gum na CPI.

» Xi. O gru­po não foi re­ce­bi­do por ne­nhum par­la­men­tar. Em três di­as em Washing­ton, a CPI do BNDES te­ve ape­nas uma reu­nião com au­to­ri­da­des.

» Al­fi­ne­ta­da. Joi­ce Has­sel­mann cri­ti­cou aber­ta­men­te on­tem a fal­ta de quó­rum dos se­na­do­res, res­pon­sa­bi­li­da­de de Fer­nan­do Be­zer­ra, na ses­são do Con­gres­so con­vo­ca­da pa­ra vo­tar cré­di­to ex­tra pa­ra emen­das.

» De olho. Em­bo­ra Jair Bol­so­na­ro te­nha ne­ga­do uma de­mis­são imi­nen­te do mi­nis­tro do Tu­ris­mo, Marcelo Antô­nio, par­la­men­ta­res vi­ram na entrevista ao Es­ta­do uma se­nha do pre­si­den­te de qu­em po­de subs­ti­tuí­lo: Gil­son Ma­cha­do, o co­man­dan­te da Em­bra­tur.

» Vi­tri­ne. O mi­nis­tro Pau­lo Gu­e­des de­ci­diu con­vo­car entrevista pa­ra mos­trar, pa­ra den­tro e pa­ra fo­ra do go­ver­no, tu­do o que foi fei­to até ago­ra. Pre­vi­são é de que se­ja na semana que vem.

» VIP. Da ca­ra­va­na do Se­na­do ru­mo à canonizaçã­o de Ir­mã Dul­ce, Jo­sé Ser­ra foi cha­ma­do pe­la so­bri­nha de­la, Ma­ria Ri­ta Pon­tes. Em 2007, o en­tão go­ver­na­dor de SP en­tre­gou ao pa­pa Ben­to XVI uma car­ta pe­din­do que o pon­tí­fi­ce olhas­se com ca­ri­nho o pro­ces­so.

» Nu­vem de lá­gri­mas. O mai­or de­vo­to de Ir­mã Dul­ce na co­mi­ti­va de Da­vi Al­co­lum­bre pa­ra a canonizaçã­o no do­min­go é o se­na­dor Ot­to Alen­car. “É só fa­lar ne­la que ele cho­ra”, diz o co­le­ga Nel­si­nho Trad.

» Ver­des. O pa­pa Fran­cis­co re­ce­be ho­je no Va­ti­ca­no o pre­si­den­te do PV bra­si­lei­ro, Jo­sé Luiz Pen­na. COM JULIANA BRA­GA. CO­LA­BO­ROU ELIANE CANTANHÊDE

COLUNA DO ES­TA­DÃO

» CLICK. Di­as Tof­fo­li com João Do­ria, Hen­ri­que Mei­rel­les e An­to­nio Im­bas­sahy. Na pau­ta, a Sa­besp e o pro­gra­ma de pri­va­ti­za­ção de em­pre­sas públicas de sa­ne­a­men­to.

» SINAIS PARTICULAR­ES. Ot­to Alen­car, se­na­dor (PSD-BA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.