Em SP, di­ri­gen­tes vão à Jus­ti­ça con­tra Edu­ar­do

Pre­si­den­te da le­gen­da no Es­ta­do, de­pu­ta­do ten­ta des­ti­tuir co­man­dos de di­re­tó­ri­os; no Rio, ban­ca­da re­sis­te a dei­xar car­gos

O Estado de S. Paulo - - Política - / P.R. e P.V.

O gru­po po­lí­ti­co do pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro tem en­fren­ta­do re­sis­tên­ci­as pa­ra con­tro­lar o PSL nos Es­ta­dos. Em São Pau­lo, di­ri­gen­tes re­gi­o­nais fo­ram à Jus­ti­ça pa­ra re­ver­ter atos do de­pu­ta­do Edu­ar­do Bol­so­na­ro, que as­su­miu o co­man­do es­ta­du­al da si­gla em ju­nho. No Rio, o se­na­dor Flá­vio Bol­so­na­ro te­ve de re­cu­ar da de­ci­são de ex­pul­sar fi­li­a­dos com car­gos no go­ver­no de Wil­son Wit­zel (PSC) – que tem cri­ti­ca­do o go­ver­no fe­de­ral.

“Fi­lho 03” de Bol­so­na­ro, Edu­ar­do de­ter­mi­nou até ago­ra o afas­ta­men­to dos pre­si­den­tes de 73 dos 280 di­re­tó­ri­os do PSL em São Pau­lo. Ale­gou ir­re­gu­la­ri­da­des co­mo au­sên­cia de pres­ta­ção de con­tas, du­pla fi­li­a­ção e até ca­sos de con­de­na­ção por es­te­li­o­na­to. Dos 73 afas­ta­dos, que re­ba­tem as acu­sa­ções, pe­lo me­nos dez já con­se­gui­ram sus­pen­der na Jus­ti­ça a subs­ti­tui­ção.

Os di­ri­gen­tes cri­a­ram um gru­po de WhatsApp pa­ra com­par­ti­lhar mo­de­los de pe­ti­ções en­vi­a­das aos tri­bu­nais, bem co­mo có­pia das pres­ta­ções de con­tas en­tre­gues. Tam­bém circula uma su­ges­tão de car­ta ao pre­si­den­te na­ci­o­nal do PSL, Lu­ci­a­no Bi­var, pe­din­do a vol­ta do se­na­dor Ma­jor Olim­pio (SP) à pre­si­dên­cia do par­ti­do no Es­ta­do.

“Não que­ro vol­tar à di­re­ção do PSL, mas não me omi­to ao as­sis­tir à des­trui­ção do par­ti­do no Es­ta­do”, dis­se Olim­pio, que vê uma “ca­ça às bru­xas”. Pro­cu­ra­do on­tem, Edu­ar­do Bol­so­na­ro não deu resposta até a con­clu­são des­ta edi­ção.

Re­cuo. Pre­si­den­te da le­gen­da no Rio, Flá­vio Bol­so­na­ro che­gou a de­ter­mi­nar no mês pas­sa­do a saí­da do PSL da ba­se do go­ver­no Wit­zel e ame­a­çou ex­pul­sar os fi­li­a­dos com car­gos na ad­mi­nis­tra­ção. Di­an­te da opo­si­ção de de­pu­ta­dos, te­ve de re­ver sua po­si­ção.

For­mal­men­te, o PSL dei­xou a ba­se do go­ver­na­dor flu­mi­nen­se, mas de­le­gou aos fi­li­a­dos a pos­si­bi­li­da­de de de­ci­dir se man­têm seus in­di­ca­dos na ad­mi­nis­tra­ção es­ta­du­al. Atu­al­men­te, in­di­ca­dos do PSL ocu­pam 40 car­gos, in­cluin­do du­as se­cre­ta­ri­as es­ta­du­ais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.