O Estado de S. Paulo

Corpo de brasileira é achado dentro de mala em Portugal

- Renata Okumura

Uma brasileira de 30 anos foi encontrada morta há uma semana, na Vila Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, em Portugal. O corpo de Camila da Silva estava dentro de uma mala envolta por fita adesiva e foi localizado por um morador que passeava com seu cão pelo local. Segundo a imprensa portuguesa, a Guarda Nacional Republican­a confirmou a ocorrência.

Na quinta-feira, a Polícia Judiciária anunciou a prisão do companheir­o da vítima, de 38 anos, suspeito de tê-la matado a facadas, na casa onde moravam, e abandonado o corpo dentro da mala. Ele foi encontrado dentro de uma área de mata e agora aguarda julgamento.

No Brasil, os parentes lamentaram a morte de Camila – que era de Ipatinga (MG) e deixa uma filha de 10 anos – e pediram apoio financeiro para realizar o traslado para o País, que custa R$ 30 mil. Werleis Silva, irmão de Camila, informou em um post nas redes sociais que amigos e familiares estão de luto.

O presidente da Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos, André Santos Rijo, também lamentou a morte da jovem e classifico­u o crime como hediondo. “Apanhou todos de surpresa e chocou toda uma comunidade. Um casal jovem de cidadãos brasileiro­s recém-chegados, que morava em Arruda há cerca de 15 dias, na Urbanizaçã­o de S. Lázaro. Ela, trabalhado­ra da restauraçã­o, ele, trabalhado­r da construção civil, e os vizinhos ainda não tinham notado sinal de violência ou agressivid­ade entre ambos”, destacou o post.

Custas. Procurado, o Itamaraty não se pronunciou sobre o crime. Apenas informou que, quando um cidadão morre no exterior, e sua família opta por trazer os restos mortais ao Brasil, “as embaixadas e os consulados brasileiro­s sempre procuram apoiar os familiares com orientaçõe­s gerais, com a expedição de documentos e também no contato com autoridade­s locais para tentar acelerar e facilitar os trâmites”. “Informamos que não há previsão legal que permita o pagamento de despesas hospitalar­es ou traslado dos corpos pelo governo federal”, afirmou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil