An­vi­sa aler­ta pa­ra me­di­ca­men­to usa­do por grá­vi­das pa­ra náu­se­as

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - Paula Fe­lix

A Agên­cia Na­ci­o­nal de Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria (An­vi­sa) emi­tiu um aler­ta so­bre o uso de me­di­ca­men­tos pa­ra náu­se­as pa­ra ges­tan­tes con­ten­do a subs­tân­cia on­dan­se­tro­na – por ris­co de má-for­ma­ção oro­fa­ci­al, co­mo lá­bio le­po­ri­no. A agên­cia es­tá re­co­men­dan­do cau­te­la na pres­cri­ção dos me­di­ca­men­tos, após a di­vul­ga­ção de es­tu­dos que apon­ta­ram au­men­to de ca­sos.

Es­sas pes­qui­sas fi­ze­ram a Agên­cia Es­pa­nho­la de Me­di­ca­men­tos e Pro­du­tos Sa­ni­tá­ri­os (Aemps) proi­bir o uso da subs­tân­cia du­ran­te a gra­vi­dez. En­ti­da­des mé­di­cas da área de gi­ne­co­lo­gia e obs­te­trí­cia di­zem que o ris­co é con­si­de­ra­do bai­xo.

O in­for­me da An­vi­sa foi da­do no dia 2 e diz que os cui­da­dos com a in­di­ca­ção de­vem ser fei­tos prin­ci­pal­men­te no pri­mei­ro tri­mes­tre da gra­vi­dez. A agên­cia faz in­ves­ti­ga­ções so­bre a si­tu­a­ção. “Após a con­clu­são, há a pos­si­bi­li­da­de de con­train­di­car o uso des­se me­di­ca­men­to por mu­lhe­res grá­vi­das”, in­for­ma. O ór­gão re­co­men­da ain­da que mu­lhe­res em ida­de fér­til que fa­zem uso da me­di­ca­ção se­jam ori­en­ta­das a uti­li­zar mé­to­dos con­tra­cep­ti­vos efi­ca­zes.

A Fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra das As­so­ci­a­ções de Gi­ne­co­lo­gia e Obs­te­trí­cia (Fe­bras­go) se ma­ni­fes­tou so­bre o te­ma e dis­se que me­di­ca­men­tos com a subs­tân­cia se mos­tra­ram mais efi­ca­zes e com me­nos efei­tos co­la­te­rais.

Pre­si­den­te da Co­mis­são Na­ci­o­nal Es­pe­ci­a­li­za­da em As­sis­tên­cia Pré-Natal da en­ti­da­de, Olím­pio Bar­bo­sa de Moraes Fi­lho clas­si­fi­cou o ris­co co­mo “ir­ri­só­rio” e dis­se que a pes­qui­sa é con­tro­ver­sa. Pro­cu­ra­das, as far­ma­cêu­ti­cas res­pon­sá­veis no Bra­sil in­for­ma­ram que os me­di­ca­men­tos não são in­di­ca­dos pa­ra uso por ges­tan­tes sem pres­cri­ção mé­di­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.