O Estado de S. Paulo

Apoio de cartola a Hong Kong cria crise entre NBA e China

Tuíte em que dirigente dos Rockets apoia manifestan­tes da região autônoma causa indignação nos chineses

-

A NBA não cede diante da pressão chinesa: apesar dos lucrativos negócios em jogo, o comissário da liga de basquete dos Estados Unidos se negou a pedir desculpas por um polêmico tuíte sobre as manifestaç­ões em Hong Kong publicado por um dirigente do Houston Rockets.

Na sexta-feira, o diretor executivo da franquia texana, Daryl Morey, tuitou um pedido de apoio para os manifestan­tes da região autônoma chinesa de Hong Kong, que exigem menor controle do governo de Pequim, em meio a confrontos violentos entre as forças de repressão e os cidadãos.

A mensagem de Morey provocou a ira de diversos fãs da NBA na China, que criticaram o fato de o dirigente dos Rockets ter se envolvido em questões de soberania nacional, aumentando a tensão. O comissário da NBA, Adam Silver, disse no Japão, onde o Houston Rockets e o Toronto Raptors disputam jogos de exibição, que a liga “seguirá apoiando a liberdade de expressão e também a liberdade de expressão da comunidade NBA”.

O comissário, eleito pelos donos das franquias da NBA para atuar como autoridade máxima da liga, tem na agenda uma viagem amanhã à China, onde assistirá a dois jogos de exibição entre o Brooklyn Nets e o Los Angeles Lakers. Silver deverá aproveitar a oportunida­de para se reunir com autoridade­s chinesas, afim de amenizar a crise.

“Não pediremos desculpas pelo fato de Daryl ter usado seu direito à liberdade de expressão”, afirmou o comissário.

As declaraçõe­s de Silver não foram do agrado da emissora de televisão pública chinesa CCTV, que anunciou ontem a suspensão da transmissã­o dos jogos de exibição. A gigante chinesa da internet Tencent, que transmite por streaming os jogos da NBA para centenas de milhões de fãs no país, também anunciou que não transmitir­á os jogos. E diversos artistas chineses anunciaram a intenção de boicotar as partidas.

 ?? CHRISTOPHE­R JUE/EFE ?? Posição. Silver defende a liberdade de expressão
CHRISTOPHE­R JUE/EFE Posição. Silver defende a liberdade de expressão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil