Fran­ça ame­a­ça não as­si­nar acor­do UE-Mer­co­sul

Mi­nis­tra fran­ce­sa do Meio Am­bi­en­te afir­ma que re­jei­ta tra­ta­do com país que não res­pei­ta a Flo­res­ta Amazô­ni­ca

O Estado de S. Paulo - - Economia -

A Fran­ça não as­si­na­rá o acor­do UE-Mer­co­sul so­bre ques­tões agrí­co­las al­can­ça­do pe­la União Eu­ro­peia e os paí­ses do Mer­co­sul – Bra­sil, Ar­gen­ti­na, Uru­guai e Pa­ra­guai – nas con­di­ções atu­ais. Es­sa afir­ma­ção foi fei­ta on­tem pe­la mi­nis­tra fran­ce­sa do Meio Am­bi­en­te, Eli­sa­beth Bor­ne.

“Não po­de­mos as­si­nar um tra­ta­do co­mer­ci­al com um país que não res­pei­ta a Flo­res­ta Amazô­ni­ca, que não res­pei­ta o Tra­ta­do de Pa­ris (do cli­ma). A Fran­ça não as­si­na­rá o acor­do do Mer­co­sul nes­sas con­di­ções”, dis­se a mi­nis­tra à emis­so­ra de te­le­vi­são BFM.

O pre­si­den­te da Fran­ça, Em­ma­nu­el Ma­cron, dis­se no fim de agos­to que ha­via de­ci­di­do blo­que­ar o acor­do UE-Mer­co­sul, acu­san­do o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro de mi­ni­mi­zar as pre­o­cu­pa­ções com as mu­dan­ças cli­má­ti­cas, atrain­do crí­ti­cas da Ale­ma­nha e do Rei­no Uni­do.

A chan­ce­ler da Ale­ma­nha, An­ge­la Mer­kel, dis­se que im­pe­dir um acor­do co­mer­ci­al en­tre a União Eu­ro­peia e o Mer­co­sul não aju­da­ria no com­ba­te aos in­cên­di­os flo­res­tais que ocor­rem na Amazônia.

Mais tar­de, o Rei­no Uni­do se uniu à Ale­ma­nha so­bre a ques­tão do acor­do co­mer­ci­al. “Há to­do ti­po de pes­soa que usa­rá qual­quer des­cul­pa pa­ra in­ter­fe­rir no comércio e frus­trar acor­dos co­mer­ci­ais”, dis­se na épo­ca o pri­mei­ro-mi­nis­tro bri­tâ­ni­co, Bo­ris John­son. /

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.