Ho­mens são mais dis­traí­dos ao vo­lan­te

O Estado de S. Paulo - - JORNAL DO CARRO - jcar­[email protected]

Os ho­mens são mais pro­pen­sos a dis­tra­ções ao vo­lan­te que as mu­lhe­res. Es­se é o prin­ci­pal re­sul­ta­do de uma pes­qui­sa fei­ta nos Es­ta­dos Uni­dos com 2.214 mo­to­ris­tas de 18 a 65 anos. Se­gun­do o es­tu­do, en­co­men­da­do pe­lo es­cri­tó­rio aus­tra­li­a­no de ad­vo­ca­cia Smith’s Lawyers, 70% dos en­tre­vis­ta­dos se dis­tra­em en­quan­to es­tão di­ri­gin­do.

Em com­pa­ra­ção com as mu­lhe­res, en­quan­to es­tão ao vo­lan­te os ho­mens são 22% mais pro­pen­sos a usar o smartpho­ne, têm 70% mais chan­ces de as­sis­tir ví­de­os e são 260% mais sus­ce­tí­veis a se dis­trair com pe­des­tres, se­gun­do o es­tu­do.

A pes­qui­sa tam­bém mos­trou que, ao me­nos nos EUA, os dois gê­ne­ros se com­por­tam igual­men­te mal em re­la­ção a co­mer e be­ber no car­ro. Se­gun­do o es­tu­do, 58,9% dos ho­mens e 58,2% das mu­lhe­res en­tre­vis­ta­dos ad­mi­ti­ram co­mer e be­ber en­quan­to di­ri­gem. Da­dos do NHTSA, ór­gão de se­gu­ran­ça viá­ria dos EUA, apon­tam que o ris­co de aci­den­te au­men­ta 80% se o mo­to­ris­ta con­su­mir ali­men­tos ao vo­lan­te.

HÁBITOS

O es­tu­do do Smith’s Lawyers mos­trou par­ti­cu­la­ri­da­des con­for­me a re­gião. Es­ta­dos do oes­te, co­mo Ari­zo­na, Ca­li­fór­nia, Co­lo­ra­do e Ne­va­da, têm os con­du­to­res que mais usam o te­le­fo­ne ao vo­lan­te. No meio oes­te (Il­li­nois, Mi­chi­gan e Ohio), pre­do­mi­na o há­bi­to de di­ri­gir uti­li­zan­do os jo­e­lhos.

JASON HENRY/THE NEW YORK TIMES

Há­bi­to de co­mer e be­ber en­quan­to di­ri­ge é co­mum nos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.