Kwid e Pris­ma es­tão em al­ta

Mu­dan­ças de cam­peões de ven­das cau­sa uma re­vi­ra­vol­ta no ran­king

O Estado de S. Paulo - - JORNAL DO CARRO - Ra­fa­e­la Bor­ges ra­fa­e­la.bor­[email protected]

Oran­king dos cin­co car­ros mais ven­di­dos do Bra­sil pas­sou por uma re­vi­ra­vol­ta no mês de se­tem­bro. Re­no­va­ções de cam­peões de em­pla­ca­men­tos ge­ra­ram mu­dan­ças de po­si­ções. O úni­co a man­ter a sua foi o lí­der Onix, que so­mou mais de 21 mil uni­da­des ven­di­das. Com ele, o hat­ch Che­vro­let trou­xe o “irmão” Pris­ma, que con­se­guiu uma iné­di­ta se­gun­da po­si­ção nes­sa lis­ta.

Es­ta é a pri­mei­ra vez em cin­co anos que uma mar­ca ob­tém o pri­mei­ro lu­gar e a vi­ce-li­de­ran­ça no ran­king de car­ros mais ven­di­dos. Em se­tem­bro de 2014, o Fi­at Pa­lio li­de­rou os em­pla­ca­men­tos, com a Stra­da na se­gun­da po­si­ção.

O Pris­ma aca­ba de ser subs­ti­tuí­do pe­lo Onix Plus, que che­gou na semana pas­sa­da às con­ces­si­o­ná­ri­as. Pro­mo­ções pa­ra quei­mar es­to­que do se­dã aju­da­ram a ala­van­car seus em­pla­ca­men­tos em se­tem­bro.

A úni­ca ver­são a man­ter o no­me atu­al é a Joy, com a car­ro­ce­ria do mo­de­lo an­ti­go. Já a no­va ge­ra­ção do hat­ch Onix, que já te­ve seus pre­ços di­vul­ga­dos, se­rá lan­ça­da em no­vem­bro. O ter­cei­ro car­ro mais ven­di­do em se­tem­bro tam­bém foi uma sur­pre­sa. O pos­to fi­cou com o Re­nault Kwid, cu­jos em­pla­ca­men­tos ga­nha­ram fô­le­go nos úl­ti­mos di­as do mês. Com is­so, o hat­ch com­pac­to “em­pur­rou” o Ford Ka pa­ra a quar­ta co­lo­ca­ção do ran­king.

HB20

Tra­di­ci­o­nal vi­ce-lí­der de ven­das, o Hyun­dai HB20 caiu pa­ra o quin­to lu­gar em se­tem­bro. Sua ver­são re­no­va­da – com re­es­ti­li­za­ção, no­vos mo­to­res e di­men­sões su­pe­ri­o­res – aca­ba de che­gar às con­ces­si­o­ná­ri­as. Po­rém, o efei­to foi o con­trá­rio do que ocor­reu com o Pris­ma.

No ca­so do HB20, a pro­du­ção na fá­bri­ca de Pi­ra­ci­ca­ba (SP) é li­mi­ta­da. A pre­pa­ra­ção da plan­ta pa­ra a chegada do no­vo mo­de­lo le­vou à re­du­ção no vo­lu­me de pro­du­ção do an­ti­go, que fi­cou sem mui­tas uni­da­des em es­to­que em seu fim de ci­clo. Em no­vem­bro, se­rá lan­ça­do o se­dã HB20S.

No seg­men­to de SUVs, o Je­ep Re­ne­ga­de re­to­mou o pri­mei­ro lu­gar, que ha­via per­di­do pa­ra o Cre­ta em agos­to. O Hyun­dai foi o se­gun­do mais em­pla­ca­do da ca­te­go­ria em se­tem­bro, uma po­si­ção à fren­te do Je­ep Com­pass. En­tre os se­dãs mé­di­os, o Toyo­ta Co­rol­la man­te­ve a li­de­ran­ça, com o Hon­da Ci­vic na se­gun­da co­lo­ca­ção. O VW Jet­ta dei­xou o Cru­ze pa­ra trás e fi­cou com o ter­cei­ro lu­gar. O Che­vro­let es­tá em fa­se de re­no­va­ção. A li­nha 2020 es­tá che­gan­do às lo­jas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.