Dal­lag­nol se es­co­ra em gru­po de se­na­do­res

O Estado de S. Paulo - - Política - ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­[email protected] POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Opro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca Del­tan Dal­lag­nol es­trei­tou sua re­la­ção com o “Mu­da Se­na­do”. A ideia é se con­tra­por a um mo­vi­men­to de de­pu­ta­dos que se apro­vei­tam des­te mo­men­to de re­cuo da La­va Ja­to pa­ra en­fra­que­cê-la de vez. Dal­lag­nol reu­niu-se com se­na­do­res do gru­po em um ho­tel em Bra­sí­lia pa­ra de­ba­ter ini­ci­a­ti­vas de for­ta­le­ci­men­to do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e da ma­gis­tra­tu­ra. Fo­ram ma­pe­a­dos mais de 600 pro­je­tos em tra­mi­ta­ção no Con­gres­so, sen­do 174 no Se­na­do, que po­de­ri­am ter an­da­men­to mes­mo com a re­cu­sa da Câ­ma­ra em pau­tá-los.

» Si­nal ver­me­lho. En­tre as pau­tas que ati­va­ram o aler­ta da tur­ma, es­tão a re­du­ção das férias de 60 pa­ra 30 di­as pa­ra o Ju­di­ciá­rio e pro­cu­ra­do­res e o fim da apo­sen­ta­do­ria com­pul­só­ria co­mo san­ção dis­ci­pli­nar.

» Rein­ci­den­te. Es­se não foi o pri­mei­ro en­con­tro com a par­ti­ci­pa­ção de Del­tan. No fim de ou­tu­bro, o pro­cu­ra­dor par­ti­ci­pou de ou­tro na ca­sa de Juíza Sel­ma.

» Xiii. Um dos mo­ti­vos da im­pa­ci­ên­cia de Bol­so­na­ro com Lu­ci­a­no Bi­var é a de­mo­ra pa­ra im­ple­men­tar re­gras de com­pli­an­ce no PSL.

» 2020... Tam­bém de­sa­gra­da a Bol­so­na­ro a si­tu­a­ção ir­re­gu­lar de di­ver­sos di­re­tó­ri­os mu­ni­ci­pais do PSL, in­clu­si­ve o de São Paulo, com con­tas não pres­ta­das ou re­jei­ta­das pe­la Jus­ti­ça.

» ...é lo­go ali. Pa­ra con­so­li­dar o bol­so­na­ris­mo, o clã fa­mi­li­ar apos­ta em um bom de­sem­pe­nho nas elei­ções mu­ni­ci­pais e te­me que a de­sor­ga­ni­za­ção do PSL ame­a­ce o pla­no. Dei­xar o par­ti­do, po­rém, po­de en­ter­rar de vez a es­tra­té­gia.

» Al­vo... Na li­nha de ti­ro de Jair Bol­so­na­ro e de co­le­gas, o pre­si­den­te do PSL, Lu­ci­a­no Bi­var, só com­pa­re­ceu ao ple­ná­rio uma vez des­de 12 de se­tem­bro. Ti­rou uma li­cen­ça pa­ra tra­ta­men­to mé­di­co e, nos de­mais di­as, cons­ta que es­ta­va em “mis­são au­to­ri­za­da”.

» ...de­fi­ni­do. Car­la Zam­bel­li (PSL-SP) ex­pli­ca a no­ta de apoio a Bol­so­na­ro fei­ta por par­la­men­ta­res: “Eu acho mui­to di­fí­cil (que o Bi­var dei­xe o par­ti­do). Já hou­ve um pe­di­do ao Bi­var pa­ra que ele se afas­tas­se e en­tre­gas­se o PSL ao pre­si­den­te. Co­mo ele já dis­se que não fa­rá, es­ta­mos fa­zen­do es­se mo­vi­men­to”.

» Por­ta... Não se­rá fá­cil pa­ra Joi­ce Has­sel­mann en­con­trar um par­ti­do for­te pa­ra dis­pu­tar a Pre­fei­tu­ra de São Paulo ca­so ela dei­xe o PSL. No PSDB, ga­nha for­ça a ca­da dia o gru­po fe­cha­do em tor­no da can­di­da­tu­ra pró­pria, com Bruno Co­vas, cla­ro, na ca­be­ça da cha­pa.

» ...fe­cha­da. Geraldo Alck­min faz par­te des­se gru­po. Não quer que fa­çam com Co­vas o que ten­ta­ram fa­zer com ele em 2001, quan­do as­su­miu o go­ver­no após a mor­te do avô do atu­al pre­fei­to, Ma­rio, e o PSDB qua­se lhe pu­xou o ta­pe­te da can­di­da­tu­ra à re­e­lei­ção.

» De­fi­ni­do. No PSD, Gil­ber­to Kas­sab avi­sa: o par­ti­do já tem can­di­da­to e o no­me de­le é An­drea Ma­ta­raz­zo. » Há va­gas. Nes­sa dan­ça das ca­dei­ras pré-elei­to­ral, so­bra­ri­am a Joi­ce o DEM, ali­a­do dos tu­ca­nos no Es­ta­do, e os par­ti­dos me­no­res.

» A seu tem­po. Ro­dri­go Maia tem de­fen­di­do no DEM que Edu­ar­do Pa­es não saia can­di­da­to à pre­fei­tu­ra do Rio no ano que vem. Pre­fe­re pre­ser­var o ex-pre­fei­to, em um pe­río­do ain­da de bol­so­na­ris­mo mui­to for­te no Es­ta­do, pa­ra lan­çá-lo ao go­ver­no em 2022.

COM JULIANA BRA­GA. COLABOROU AN­DRÉ MA­RI­NHO.

» SINAIS PARTICULAR­ES. Jair Bol­so­na­ro e Lu­ci­a­no Bi­var, pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e pre­si­den­te do PSL

RE­PRO­DU­ÇÃO/INS­TA­GRAM WIL­SON WIT­ZEL

» CLICK. Mes­mo em Bra­sí­lia, o go­ver­na­dor do Rio, Wil­son Wit­zel, não dei­xou de fa­zer seus exer­cí­ci­os. An­tes de ini­ci­ar sua agen­da, fez ca­mi­nha­da com a mu­lher.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.