O Estado de S. Paulo

Pela primeira vez, Biden pede impeachmen­t de Trump

Ex-vice-presidente, que lidera as pesquisas para a eleição de 2020, está na origem do inquérito aberto na Câmara

-

O democrata Joe Biden defendeu ontem pela primeira vez o impeachmen­t do presidente dos EUA, Donald Trump. O pronunciam­ento do ex-vice-presidente americano foi feito em comício de campanha na cidade de Rochester, no Estado de New Hampshire.

O inquérito de impeachmen­t foi aberto na Câmara dos Deputados após a revelação de que Trump pediu, em telefonema no dia 25 de julho, para que o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, investigas­se Biden e o filho dele, Hunter, por ações ilegais envolvendo uma empresa de energia ucraniana. Biden é pré-candidato pelo Partido Democrata à presidênci­a dos EUA nas eleições de 2020 e, segundo pesquisas, está bem à frente do presidente.

“Trump violou seu juramento, traiu o país e cometeu atos suscetívei­s de impeachmen­t”, disse Biden. “Para preservar nossa Constituiç­ão, nossa democracia, nossa integridad­e, ele deve sofrer o impeachmen­t.”

Pelo Twitter, Trump respondeu às críticas feitas pelo adversário. Segundo o presidente americano, Biden pressionou a Ucrânia a demitir o procurador que investigav­a a Burisma, empresa onde trabalhava seu filho Hunter. “É patético ver o ‘sonolento’ Joe Biden, que, com seu filho Hunter e em detrimento do contribuin­te americano, assaltou milhões de dólares de pelo menos dois países, pedindo por meu impeachmen­t”, escreveu o presidente. “E eu não fiz nada de errado. A campanha de Joe, em queda livre, não lhe deu outra escolha.”

Calote. A campanha pela reeleição de Trump foi acusada de dar o calote em pelo menos dez cidades americanas. O presidente tem atraído multidões para seus comícios. Os eventos exigem mobilizaçã­o de departamen­tos de polícia e de bombeiros, que estão na esfera municipal. Segundo o Center for Public Integrity, a dívida chega a US$ 840 mil.

 ?? CJ GUNTHER/EFE ?? Contra-ataque. Democrata faz discurso em New Hampshire
CJ GUNTHER/EFE Contra-ataque. Democrata faz discurso em New Hampshire

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil