Ga­bi­ne­te de John­son ame­a­ça re­be­lião

O Estado de S. Paulo - - Internacio­nal - LON­DRES

O pri­mei­ro-mi­nis­tro bri­tâ­ni­co, Bo­ris John­son, en­fren­ta uma re­be­lião de seu ga­bi­ne­te, com cin­co se­cre­tá­ri­os de Es­ta­do ame­a­çan­do re­nun­ci­ar ca­so o Rei­no Uni­do dei­xe a União Eu­ro­peia sem um acor­do co­mer­ci­al, re­ve­lou on­tem o New York Times.

En­tre os re­bel­des es­tão o se­cre­tá­rio da Cul­tu­ra, Nicky Mor­gan, o mi­nis­tro bri­tâ­ni­co pa­ra a Ir­lan­da do Nor­te, Ju­li­an Smith, o se­cre­tá­rio de Jus­ti­ça, Ro­bert Buc­kland, o se­cre­tá­rio da Saú­de, Matt Han­cock, e o pro­cu­ra­dor-ge­ral, Ge­of­frey Cox. A lis­ta ain­da in­clui de­pu­ta­dos con­ser­va­do­res que pre­ten­dem re­nun­ci­ar se não hou­ver um acor­do pa­ra o Bre­xit, pre­vis­to pa­ra o dia 30.

De acor­do com o New York Times, os se­cre­tá­ri­os ad­ver­ti­ram John­son, em uma reu­nião de ga­bi­ne­te, so­bre o “gra­ve” ris­co di­re­to pa­ra o país no ca­so da Ir­lan­da do Nor­te. Fon­tes do go­ver­no bri­tâ­ni­co dis­se­ram on­tem que John­son quer con­vo­car uma reu­nião ex­tra­or­di­ná­ria do Par­la­men­to no dia 19 pa­ra de­ci­dir os ru­mos do Bre­xit.

O pre­miê de­ve pro­por aos de­pu­ta­dos um acor­do de saí­da da UE ne­go­ci­a­do de úl­ti­ma ho­ra, al­go im­pro­vá­vel a es­sa al­tu­ra das ne­go­ci­a­ções, ou ou­tras op­ções pa­ra o pro­ces­so, co­mo um di­vór­cio sem acor­do ou o can­ce­la­men­to do Bre­xit.

Ne­go­ci­a­ção. O lí­der do Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta, Je­remy Corby, o mai­or da opo­si­ção, afir­mou on­tem que, se não hou­ver acor­do, uti­li­za­rá a ses­são pa­ra obri­gar John­son a pe­dir um adi­a­men­to da da­ta de saí­da da UE. Há tam­bém a hi­pó­te­se de a opo­si­ção apre­sen­tar – e ob­ter – uma mo­ção de cen­su­ra con­tra John­son, que pro­me­te dei­xar o blo­co na da­ta pre­vis­ta, com ou sem acor­do, ape­sar de a cha­ma­da “Lei Benn” o obri­gar re­qui­si­tar a pror­ro­ga­ção do pra­zo aos eu­ro­peus, ca­so não ha­ja um acor­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.