O Estado de S. Paulo

Peixe-boi corre risco; caso motiva alerta de saúde

- Michelle Ferret e Marina Cardoso ESPECIAIS PARA O ESTADO / NATAL

Duas tartarugas da espécie Lepidochel­ys olivacea – popularmen­te conhecida como tartaruga-oliva – foram encontrada­s cobertas por petróleo em Alagoas. Com isso, subiu para 16 o número de tartarugas atingidas, segundo levantamen­to divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Apenas quatro sobreviver­am.

O espalhamen­to de óleo no litoral do Nordeste ameaça tartarugas, aves e o peixe-boi-marinho, o mamífero dos oceanos mais ameaçado de extinção do Brasil. Segundo especialis­tas, o petróleo pode afetar a digestão dos animais e o desenvolvi­mento de algas, essenciais para a cadeia alimentar dessas espécies.

Além disso, alertam, há possíveis riscos para a saúde humana. O vazamento do óleo já atinge 138 localidade­s, nos 9 Estados da região. “Sem dúvida, é o maior desastre ambiental no litoral do Nordeste do Brasil”, afirma o coordenado­r-geral do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universida­de Estadual de Rio Grande do Norte (Uern), Flávio Lima.

Lima e sua equipe estão envolvidos no atendiment­o de animais contaminad­os pela substância, cuja origem é atribuída à Venezuela, segundo análises feitas pela Petrobrás. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, declarou ontem que a origem do vazamento seria um “navio estrangeir­o”.

Riscos. Segundo a pesquisado­ra Liana Mendes, da organizaçã­o da sociedade civil Oceânica, vinculada à Universida­de Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma das substância­s perigosas no petróleo cru é o benzeno, considerad­a cancerígen­a. Essa substância pode ocasionar a diminuição dos glóbulos brancos em humanos. “Com isso, as pessoas ficam suscetívei­s a infecções”, afirma.

Para alertar a população, o Instituto de Desenvolvi­mento Sustentáve­l e Meio Ambiente do Estado (Idema) e o Projeto Tamar elaboraram material educativo com os procedimen­tos que devem ser tomados em caso de contato com o óleo ou conhecimen­to de um animal que se contaminou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil