O Estado de S. Paulo

Empresa que organiza os jogos do Brasil volta a ser criticada

Tite fica revoltado por não treinar no campo em que time atuará hoje; em setembro, reclamou de gramado nos EUA

- CINGAPURA

O técnico Tite voltou a criticar a Pitch, empresa que organiza os amistosos da seleção brasileira, pela “falta de respeito” com a equipe. Desta vez, reclamou do fato de não poder treinar no Estádio Nacional de Cingapura, local do amistoso de hoje contra Senegal. No mês passado, o treinador se irritou com o péssimo estado do gramado em que a seleção enfrentou o Peru.

“O que mais me deixou chateado foi a falta de respeito da Pitch com a seleção brasileira e com a do Senegal por não trabalharm­os no campo de jogo”, disse ontem Tite. “Atletas de alto nível merecem respeito maior, a oportunida­de de treinar no campo de jogo. O campo em que treinamos não nos atende.”

Em setembro, quando o Brasil jogou com o Peru no Memorial Coliseum, em Los Angeles (perdeu por 1 a 0), Tite ficou revoltado com o fato de o gramado ter muitas falhas e, além disso, estar com as demarcaçõe­s de futebol americano.

“O futebol de alto nível não pode acontecer num campo nessas condições. Prejudica as duas seleções. Não dá para ter espetáculo. A Pitch precisa cuidar disso”, afirmou à época.

Ontem, Tite também lamentou problemas no calendário nacional e reclamou da cultura do futebol brasileiro. Criticado por ter convocado oito jogadores de clubes nacionais, desfalcand­o-os no Campeonato Brasileiro, garantiu que não mudou sua posição em relação ao período em que dirigia clubes e defendeu que as competiçõe­s deveriam ser paralisada­s.

“Quando a seleção joga, não tinha que ter jogo de time. Continuo convicto. Eu faço as convocaçõe­s e faço com bastante pesar. Porque eu não queria. Continuo com a mesma opinião. Eu sei que o Manoel Flores (diretor de competiçõe­s da CBF) está tentando ajustar”, disse. “Mas vocês (jornalista­s) sabem mais do que eu. E não quero entrar nesses aspectos.”

No calendário do ano que vem, a CBF prevê interrupçã­o dos campeonato­s nas datas Fifa, mas não haverá paralisaçã­o durante a Copa América.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil