O Estado de S. Paulo

TCU aprova edital do leilão do óleo excedente

- Anne Warth / BRASÍLIA

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o edital do megaleilão do óleo excedente da cessão onerosa. A disputa está marcada para o dia 6 de novembro, e o bônus de assinatura da disputa é de R$ 106,6 bilhões – dos quais R$ 33,6 bilhões serão descontado­s pela União para pagar a Petrobrás na revisão do contrato original, fechado em 2010. A aprovação do edital pelo TCU era um passo necessário para evitar dúvidas e inseguranç­a jurídica para a disputa, para a qual 14 empresas se inscrevera­m.

O ministro Raimundo Carreiro, relator do processo, acatou quatro ressalvas propostas pela área técnica. Não impôs, no entanto, nenhuma determinaç­ão que obrigue o governo a republicar o edital.

Outro passo necessário para a realização do leilão é a aprovação, pelo TCU, da revisão do contrato da cessão onerosa entre União e Petrobrás. Segundo Carreiro, esse processo será julgado pelo TCU no dia 23.

Entre as ressalvas, Carreiro mencionou que o Ministério de Minas e Energia (MME) não entregou todos os documentos necessário­s para análise do processo com 90 dias de antecedênc­ia em relação à publicação do edital – foram apenas 30 dias. Ele destacou ainda as dificuldad­es financeira­s e de pessoal da PréSal Petróleo S.A. (PPSA), estatal que vai gerir os contratos assinados com os investidor­es.

“No entanto, no dia de ontem, recebi das mãos do ministro Bento Albuquerqu­e esse ofício, assinado por ele e pelo ministro da Economia, no qual indicam providênci­as concretas que estão sendo adotadas e assumem o compromiss­o de serem implementa­das em 180 dias”, afirmou Carreiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil