O Estado de S. Paulo

Nina Horta: a cronista maior da nossa cozinha

-

Nina Horta foi a maior cronistas de gastronomi­a do Brasil.

Cozinheira, empresária e colunista do jornal Folha de S. Paulo, morreu aos 80 anos no domingo (6), por decorrênci­a de uma infecção generaliza­da.

Mantinha sua coluna na Folha desde 1987. Para falar de comida, escrevia sobre costumes, viagens e memórias, sempre com leveza e sabor únicos.

Sua primeira coletânea de crônicas, Não é Sopa! (Cia. das Letras), foi publicada em 1995. Em 2002, lançou o Vamos Comer — Da viagem das merendeira­s, crônicas e conversas (Ed. MEC). Em 2016, ganhou o Prêmio Jabuti de gastronomi­a com O Frango Ensopado da Minha Mãe (Cia. das Letras), que reunia textos publicados ao longo de 20 anos. É leitura obrigatóri­a para entender a mesa brasileira.

Sua última atuação na literatura foi a tradução do livro Sal, Gordura, Ácido, Calor, da chef Samin Nosrat (Cia. das Letras). A obra inspirou a série Salt Fat Acid Heat, da Netflix.

Nina também comandou durante 27 anos, ao lado da empresária Andrea Rinzler, o Buffet Ginger. Em 2012, as sócias romperam a parceria.

Mineira, passou a maior parte da vida em São Paulo, onde se formou e fez pós-graduação na Faculdade de Educação da USP, mas tinha verdadeira paixão por Paraty, onde manteve um sítio por mais de 30 anos.

“Não é Sopa mudou a forma como eu entendia a comida, e também a vida. Ela me ajudou a olhar para a comida com humor”, diz Rita Lobo, que ajudou Nina a organizar O Frango Ensopado da Minha Mãe. “Ela tinha um humor só dela, incomum na cozinha profission­al. E enorme prazer pelas coisas simples.”

“Nina deixou uma herança. Precisarem­os sempre voltar aos seus textos”, diz Maria Helena Guimarães, sócia do Ritz e do Spot, ex-cunhada e grande amiga da chef, com quem dividia longas conversas.

Para Neide Rigo, colunista do Paladar e amiga da escritora, o maior legado de Nina foi sua forma de escrever. Leia seu adeus pessoal no texto abaixo.

 ?? DANIELA RAMIRO/ESTADÃO ?? Prosa. Nina no lançamento de seu terceiro livro, em 2015
DANIELA RAMIRO/ESTADÃO Prosa. Nina no lançamento de seu terceiro livro, em 2015

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil