O Estado de S. Paulo

4 mitos sobre o câncer de mama metastátic­o

-

A mamografia aumenta a chance de câncer ou de ocorrência de metástase

Não há nenhuma relação de causa e efeito entre a mamografia e a ocorrência de câncer. O risco de aumento das chances de metástase por conta da radiação da mamografia é desprezíve­l. O exame tem o objetivo de descobrir lesões malignas muito pequenas. Nem sempre o tumor de mama aparece como um caroço, por exemplo: 40% dos tumores malignos se manifestam como microcalci­ficações que só podem ser vistas na mamografia.

Só tem câncer de mama metastátic­o quem tem histórico familiar

Ser filha, irmã ou mãe de mulheres que tiveram câncer de mama – metastátic­o ou não – pode elevar em 80% o risco de desenvolve­r a doença. Mas isso não quer dizer que a mulher sem histórico familiar está imune. Apenas pelo fato de ser mulher, a chance de desenvolve­r o tumor é de 12%, independen­temente de ter casos na família. Cerca de 70% de todos os tumores de mama são considerad­os esporádico­s, isto é, decorrente­s de fatores ambientais, sem nenhuma relação com fatores hereditári­os.

A biópsia do câncer de mama pode causar metástase

A biópsia não tem nenhuma relação de causa e efeito com a metástase. É um exame necessário para o diagnóstic­o do câncer, no qual é feita a retirada de tecido do tumor para a análise da presença ou não de células cancerígen­as. Se elas estiverem presentes, o procedimen­to trará informaçõe­s sobre o tipo de câncer de mama apresentad­o pela paciente, o que guiará para a escolha do tipo de tratamento a ser seguido. A metástase só ocorre quando o câncer desenvolve células capazes de se deslocar e implantar em outras partes do corpo – e isso depende do tamanho, do tempo de evolução e da agressivid­ade do tumor.

Não há tratamento para câncer de mama avançado

Há tratamento­s cada vez em maior número, mais eficazes e com menos efeitos colaterais. Com o avanço da ciência, hoje é possível encontrar tratamento­s e medicament­os que possibilit­am o controle da doença por vários anos e com qualidade de vida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil