As­ses­so­res de ad­vo­ga­do de Trump são pre­sos por vi­o­la­ção da lei elei­to­ral

Lev Par­nas e Igor Fru­man tam­bém são acu­sa­dos de aju­dar Rudy Giu­li­a­ni a pres­si­o­nar Ucrâ­nia a in­ves­ti­gar o fi­lho do de­mo­cra­ta Joe Bi­den, por is­so são tes­te­mu­nhas cru­ci­ais no pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment do pre­si­den­te aber­to na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos

O Estado de S. Paulo - - Internacio­nal - NO­VA YORK

Dois em­pre­sá­ri­os e as­ses­so­res de Rudy Giu­li­a­ni, ad­vo­ga­do pes­so­al do pre­si­den­te Do­nald Trump, fo­ram pre­sos na noi­te de quar­ta-fei­ra após se­rem in­di­ci­a­dos por vi­o­lar a lei elei­to­ral ame­ri­ca­na. Lev Par­nas e Igor Fru­man tam­bém fo­ram acu­sa­dos de fi­nan­ci­ar es­for­ços pa­ra a in­ves­ti­ga­ção de ad­ver­sá­ri­os po­lí­ti­cos de Trump. Eles es­tão en­vol­vi­dos no es­for­ço de Giu­li­a­ni pa­ra in­ves­ti­gar o de­mo­cra­ta Joe Bi­den na Ucrâ­nia.

Os dois são tes­te­mu­nhas im­por­tan­tes do pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment aber­to na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. Eles fo­ram acu­sa­dos de aju­dar Giu­li­a­ni a in­ves­ti­gar os ne­gó­ci­os na Ucrâ­nia de Hun­ter Bi­den, fi­lho do pré-can­di­da­to de­mo­cra­ta à pre­si­dên­cia Joe Bi­den. Os dois fo­ram pre­sos no ae­ro­por­to in­ter­na­ci­o­nal de Washing­ton. Se­gun­do uma fon­te do ca­so, eles pla­ne­ja­vam em­bar­car pa­ra Vi­e­na.

De acor­do com o Wall Stre­et Jour­nal, Giu­li­a­ni ha­via al­mo­ça­do com os dois ho­ras an­tes, no res­tau­ran­te do Trump In­ter­na­ti­o­nal Ho­tel, na ca­pi­tal ame­ri­ca­na. Par­nas é um em­pre­sá­rio ucra­ni­a­no. Fru­man, um in­ves­ti­dor do se­tor imo­bi­liá­rio nas­ci­do na Bi­e­lo-Rús­sia.

Am­bos, se­gun­do re­por­ta­gens pu­bli­ca­das on­tem pe­la im­pren­sa ame­ri­ca­na, apre­sen­ta­ram Giu­li­a­ni nos se­to­res mais po­de­ro­sos da po­lí­ti­ca ucra­ni­a­na e o co­lo­ca­ram em con­ta­to com pro­cu­ra­do­res ucra­ni­a­nos. Foi quan­do o ad­vo­ga­do pes­so­al de Trump in­cen­ti­vou os in­ves­ti­ga­do­res a pro­cu­rar ir­re­gu­la­ri­da­des da fa­mí­lia Bi­den na Ucrâ­nia.

Fo­ram as ações de Giu­li­a­ni na Ucrâ­nia que re­sul­ta­ram no te­le­fo­ne­ma de 25 de ju­lho, de Trump pa­ra o pre­si­den­te ucra­ni­a­no, Vo­lod­mir Ze­lens­ki. Na con­ver­sa, es­to­pim pa­ra a aber­tu­ra de um pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment, o ame­ri­ca­no pe­de a Ze­lens­ki que Bi­den e seu fi­lho se­jam in­ves­ti­ga­dos.

Par­nas e Fru­man cons­pi­ra­ram pa­ra “ca­na­li­zar di­nhei­ro es­tran­gei­ro pa­ra can­di­da­tos a car­gos fe­de­rais e es­ta­du­ais”, se­gun­do os au­tos de um pro­ces­so fe­de­ral em No­va York. Os dois fi­ze­ram con­tri­bui­ções ile­gais usan­do la­ran­jas, se­gun­do o in­di­ci­a­men­to. Em maio de 2018, de acor­do com o pro­ces­so, Par­nas e Fru­man do­a­ram US$ 325 mil a um co­mi­tê de ação po­lí­ti­ca próT­rump cha­ma­do Ame­ri­ca First Ac­ti­on. A do­a­ção foi re­la­ta­da fal­sa­men­te co­mo vin­da de uma em­pre­sa de gás na­tu­ral. As pri­sões fo­ram o des­do­bra­men­to mais re­cen­te e dra­má­ti­co de uma sa­ga po­lí­ti­ca que ame­a­ça Trump.

Im­pe­a­ch­ment. Ou­tros dois co­la­bo­ra­do­res de Giu­li­a­ni fo­ram in­di­ci­a­dos on­tem: Da­vid Cor­reia e An­drey Ku­kush­kin. Cor­reia foi pre­so na Ca­li­fór­nia e Ku­kush­kin, que nas­ceu na Bi­e­lo-Rús­sia e tem ci­da­da­nia ame­ri­ca­na, es­tá fo­ra­gi­do.

John Dowd, ad­vo­ga­do de Par­nas e Fru­man, não quis co­men­tar as acu­sa­ções. Giu­li­a­ni tam­bém não res­pon­deu ao pe­di­do de en­tre­vis­ta. No mês pas­sa­do, ele mi­ni­mi­zou a im­por­tân­cia das in­ves­ti­ga­ções so­bre seus as­ses­so­res. “Foi uma ques­tão de fi­nan­ci­a­men­to elei­to­ral. In­di­quei a eles um ad­vo­ga­do que de­ve re­sol­ver a ques­tão”, dis­se.

Na quar­ta-fei­ra, Bi­den se ma­ni­fes­tou pe­la pri­mei­ra vez a fa­vor do pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment de Trump. Se­gun­do ele, o pre­si­den­te “traiu” os EUA e vi­o­lou seu ju­ra­men­to. O pre­si­den­te ucra­ni­a­no afir­mou on­tem que não so­freu ne­nhu­ma chan­ta­gem por par­te de Trump, sus­pei­to nos EUA de ter blo­que­a­do aju­da mi­li­tar pa­ra for­çar Ki­ev a in­ves­ti­gar o fi­lho de Bi­den. “Não hou­ve ne­nhu­ma chan­ta­gem”, dis­se.

ARAM ROSTON/REU­TERS-20/9/2019

As­ses­sor. Giu­li­a­ni (E) com Lev Par­nas em Washing­ton

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.