TRÊS PER­GUN­TAS PA­RA...

O Estado de S. Paulo - - Metrópole - / R.J.

1. O de­sen­vol­vi­men­to na­ci­o­nal é cru­ci­al pa­ra o uso des­sa tec­no­lo­gia no Bra­sil? Sim, es­ta­mos fa­lan­do de uma te­ra­pia ex­tre­ma­men­te ca­ra, mui­to dis­tan­te da nos­sa re­a­li­da­de. Só a pre­pa­ra­ção das cé­lu­las, tan­to nos Es­ta­dos Uni­dos quan­to na Eu­ro­pa, po­de che­gar a mais de US$ 400 mil.

2. Mas ain­da es­ta­mos lon­ge do uso em lar­ga es­ca­la .... Não exis­te pro­du­ção em lar­ga es­ca­la e tu­do te­rá de ser de­fi­ni­do ca­so a ca­so. No ca­so da USP, ain­da es­ta­mos se­le­ci­o­nan­do pa­ci­en­tes pa­ra tes­tar a te­ra­pia. Es­ta­mos man­dan­do as cé­lu­las pa­ra Ri­bei­rão e va­mos fa­zer a in­fu­são aqui.

3. A téc­ni­ca já es­tá em es­tu­do pa­ra ou­tros ti­pos de cân­cer, in­clu­si­ve dos cha­ma­dos tu­mo­res só­li­dos. E pa­ra ou­tras do­en­ças? Es­sa tec­no­lo­gia tam­bém po­de­ria ser usa­da? Sim, a tec­no­lo­gia é mui­to pro­mis­so­ra pa­ra do­en­ças in­fec­ci­o­sas, co­mo o HIV por exem­plo. Não te­nho dú­vi­da de que é o fu­tu­ro da te­ra­pia gê­ni­ca no mun­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.