100 MIL VE­LAS ACESAS VIA WEB

Si­te do San­tuá­rio de Apa­re­ci­da ofe­re­ce ser­vi­ço a quem não po­de ir à igre­ja

O Estado de S. Paulo - - Primeira página - Gi­o­van­na Wolf

Pa­ra quem não po­de ir a igre­jas, o si­te do San­tuá­rio de Apa­re­ci­da su­ge­re ve­las vir­tu­ais.

Em to­do dia 12 de ou­tu­bro, mi­lha­res de ro­mei­ros vi­a­jam até o San­tuá­rio Na­ci­o­nal de Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, em Apa­re­ci­da (SP), pa­ra fazer pro­mes­sas e agra­de­cer pe­di­dos re­a­li­za­dos. Pa­ra quem não con­se­guir se des­lo­car até o Va­le do Paraíba, no en­tan­to, a Ba­sí­li­ca Na­ci­o­nal ofe­re­ce uma al­ter­na­ti­va: a ve­la vir­tu­al. To­dos os di­as, cer­ca de 3,5 mil ve­las são acesas di­gi­tal­men­te – mais de 100 mil ve­las por mês.

O pe­di­do on­li­ne por uma in­ter­ven­ção di­vi­na, em co­ne­xão de ban­da lar­ga com Deus, po­rém, é ape­nas a pon­ta de lan­ça do San­tuá­rio pa­ra es­tar mais per­to do co­ti­di­a­no dos fiéis. “A igre­ja pre­ci­sa es­tar pre­sen­te no mundo vir­tu­al por­que as pes­so­as es­tão lá tam­bém”, diz o pa­dre Luiz Ca­mi­lo Ju­ni­or, res­pon­sá­vel pe­la co­mu­ni­ca­ção digital da Ba­sí­li­ca.

Pa­ra acen­der uma ve­la, bas­ta en­trar no si­te da Ba­sí­li­ca e pro­cu­rar pe­la fer­ra­men­ta (https://www.a12.com/re­ze-no­san­tu­a­rio/ve­la-vir­tu­al). Na área es­pe­cí­fi­ca, é pre­ci­so pre­en­cher uma lis­ta de in­for­ma­ções pes­so­ais e, em se­gui­da, di­gi­tar as in­ten­ções do pe­di­do. Qu­an­do o pro­ces­so for con­cluí­do, apa­re­ce uma cha­ma na ve­la ilustrada no si­te – o fi­el ain­da po­de es­co­lher se sua cau­sa se­rá di­vul­ga­da num mu­ral pe­la in­ter­net ou se pre­fe­re man­tê-la pri­va­da.

In­te­ra­ção. A ve­la vir­tu­al nas­ceu jun­to com o si­te do San­tuá­rio, há no­ve anos. “Que­ría­mos cri­ar um es­pa­ço em que o devoto pos­sa be­ber de to­da a men­sa­gem de Apa­re­ci­da tam­bém no meio on­li­ne”, afir­ma o pa­dre.

Pa­ra de­sen­vol­ver a tec­no­lo­gia, o San­tuá­rio te­ve aju­da de

em­pre­sa de pro­gra­ma­ção, que tam­bém cri­ou o por­tal da Ba­sí­li­ca, o A12, e re­cur­sos como o ter­ço vir­tu­al e a Bí­blia On­li­ne, com tex­tos do An­ti­go e do No­vo Tes­ta­men­to.

No lon­go pra­zo, um dos pla­nos é cri­ar um robô de con­ver­sa pa­ra os fiéis que usam a ve­la e o ter­ço vir­tu­ais, “como se fos­se Ma­ria aco­lhen­do os pe­di­dos de bên­ção”, diz o pa­dre.

A Ba­sí­li­ca tam­bém es­tá pre­o­cu­pa­da com ques­tões mais ter­re­nas, como a privacidad­e dos fiéis. “Es­ta­mos tra­ba­lhan­do em con­jun­to com uma con­sul­to­ria ju­rí­di­ca pa­ra nos ade­quar­mos à Lei Ge­ral de Proteção de Da­dos”, diz o pa­dre, em re­fe­rên­cia à no­va le­gis­la­ção bra­si­lei­ra.

RODOLFO MA­GA­LHÃES/TV APA­RE­CI­DA

Mis­são. Igre­ja pre­ci­sa es­tar no mundo digital, diz Ca­mi­lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.