Tré­gua en­tre presidente e Va­lei­xo não con­ven­ce

O Estado de S. Paulo - - Política -

Aa­pa­ren­te tré­gua na re­la­ção Jair Bolsonaro-Po­lí­cia Fe­de­ral não con­ven­ce in­te­gran­tes da cor­po­ra­ção. Há a ava­li­a­ção de que o presidente deve tro­car o co­man­do em uma even­tu­al me­xi­da na Es­pla­na­da dos Mi­nis­té­ri­os, al­go co­mum a vá­ri­os go­ver­nos en­tre o fi­nal de um ano e o car­na­val do ou­tro. O gru­po ho­je à fren­te da PF até já la­men­ta um qua­dro como Mau­rí­cio Va­lei­xo, ti­do como téc­ni­co e ca­pa­ci­ta­do, per­ma­ne­cer por pe­río­do tão cur­to como di­re­tor-ge­ral. Mas tra­ta a as­sun­ção das gerações mais no­vas como ape­nas “uma ques­tão de tem­po”.

» Re­du­ção de da­nos. A solução da tro­ca de co­man­do den­tro de uma re­for­ma mi­nis­te­ri­al não é vis­ta como ide­al no go­ver­no, po­rém da­ria a ele a opor­tu­ni­da­de de sair pe­la por­ta da fren­te, o que não te­ria ocor­ri­do se ti­ves­se si­do de­mi­ti­do no mês pas­sa­do, qu­an­do es­te­ve por um fio no car­go.

» Re­no­va­ção. No iní­cio de se­tem­bro, de­le­ga­dos da ge­ra­ção 1997-2001 co­me­ça­ram a se mo­vi­men­tar pa­ra che­gar ao co­man­do da Po­lí­cia Fe­de­ral, di­an­te das de­mons­tra­ções de in­sa­tis­fa­ção de Jair Bolsonaro. O se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça do DF, An­der­son Tor­res, fi­gu­ra­va en­tre os pre­fe­ri­dos.

» No­vo ca­pí­tu­lo. Em “li­ve” na quin­ta-fei­ra passada, Jair Bolsonaro afir­mou que o de­le­ga­do da PF que con­du­ziu o inqué­ri­to das can­di­da­tu­ras la­ran­jas em Mi­nas agiu de “má-fé”. “E eu não vou fa­lar ou­tras coi­sas aqui pa­ra não me ir­ri­tar.”

» Com­pa­ra­ção. Pe­los cál­cu­los do Tri­bu­nal de Con­tas da União (TCU), a cam­pa­nha do pa­co­te an­ti­cri­me do mi­nis­tro Sérgio Mo­ro, es­ti­ma­da em R$ 10 mi­lhões, foi mais cara do que os R$ 2,4 mi­lhões que Bolsonaro de­cla­rou ter gas­to em sua cam­pa­nha à Pre­si­dên­cia.

» O cri­me não pou­pa… Re­la­tor do pa­co­te an­ti­cri­me, o ga­bi­ne­te do se­na­dor Marcos do Val (Po­de­mos/ES) foi ví­ti­ma de tro­te te­lefô­ni­co de qua­dri­lhas que ope­ram de den­tro dos pre­sí­di­os. Uma fun­ci­o­ná­ria de seu ga­bi­ne­te se de­ses­pe­rou ao re­ce­ber a li­ga­ção de um des­co­nhe­ci­do que afir­ma­va ter sua fi­lha como re­fém.

» ...nin­guém. O se­na­dor in­ter­me­di­ou a con­ver­sa até se as­se­gu­rar de que a ga­ro­ta es­ta­va em au­la na fa­cul­da­de e em se­gu­ran­ça.

» Cam­po... Con­for­me de­ter­mi­na o pro­to­co­lo, a re­vis­ta de tro­pas deve ser fei­ta pe­la mais al­ta au­to­ri­da­de pre­sen­te em even­tos mi­li­ta­res. No ca­so da for­ma­tu­ra de sar­gen­tos da PM on­tem em São Pau­lo, a hon­ra­ria, cla­ro, ca­be­ria ao presidente Jair Bolsonaro.

» ...mi­na­do. O presidente, po­rém, abriu mão e pe­diu a João Do­ria que pas­sas­se as tro­pas em re­vis­ta. Foi tam­bém nes­se mo­men­to que o go­ver­na­dor foi vai­a­do por par­te da pla­teia. Pa­ra apoi­a­do­res do tu­ca­no, Bolsonaro ar­mou uma ca­ma de ga­to pa­ra seu an­ti­go apoi­a­dor. » Cal­ma aí. Não es­tá garantida a Joi­ce Has­sel­mann a va­ga de can­di­da­to a pre­fei­to de SP den­tro do DEM.

» Mão­zi­nha... Des­pre­za­do pe­lo atu­al go­ver­no Jair Bolsonaro, o ex-chan­ce­ler e re­pre­sen­tan­te do Bra­sil na ONU, Mau­ro Vi­ei­ra, con­tou com um ali­a­do pa­ra apres­sar sua sa­ba­ti­na no Se­na­do: o ex-mi­nis­tro Fran­cis­co Dor­nel­les (PP-RJ).

» ...ami­ga. Vi­ei­ra con­se­guiu ser sa­ba­ti­na­do pa­ra o car­go de embaixador do Bra­sil na Croá­cia qu­an­do Bolsonaro vol­ta­va do dis­cur­so na aber­tu­ra da As­sem­bleia-Ge­ral da ONU.

COM JU­LI­A­NA BRA­GA.

PRE­SI­DÊN­CIA DA RE­PÚ­BLI­CA

» CLICK. Nas re­des so­ci­ais, clã Bolsonaro mos­trou ima­gens do presidente sen­do exal­ta­do no even­to de for­ma­tu­ra dos sar­gen­tos da Po­lí­cia Mi­li­tar, em São Pau­lo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.