PF vai apu­rar uso de ‘la­ran­ja’ pe­lo PSL do Rio

O Estado de S. Paulo - - Política - Fá­bio Grel­let / RIO

A Jus­ti­ça Elei­to­ral de­ter­mi­nou que a Po­lí­cia Fe­de­ral in­ves­ti­gue o su­pos­to uso de can­di­da­tu­ras la­ran­jas na pres­ta­ção de con­tas do PSL do Rio de Ja­nei­ro re­fe­ren­te à elei­ção de 2018. O pe­di­do foi apre­sen­ta­do pe­lo pro­mo­tor elei­to­ral Fran­cis­co Fran­klin Pas­sos Gou­vêa, da 204.ª Pro­mo­to­ria Elei­to­ral, que vê “in­dí­ci­os de even­tu­al prá­ti­ca do cri­me pre­vis­to no ar­ti­go 350 do Có­di­go Elei­to­ral” – que tra­ta de fal­si­da­de ide­o­ló­gi­ca elei­to­ral e cai­xa 2.

O pro­mo­tor sus­pei­ta de ir­re­gu­la­ri­da­des na pres­ta­ção de con­tas de Ra­quel Ni­e­der­meyer e Clé­bio Lo­pes Pe­rei­ra “Ja­ca­ré” (que con­cor­rem a su­plen­te de de­pu­ta­do fe­de­ral) e de Mar­ce­lo Fer­rei­ra Ri­bei­ro (Mar­ce­lo do Seu Di­no), que dis­pu­tou va­ga a de­pu­ta­do es­ta­du­al no Rio.

Se­gun­do mos­trou em ju­nho o Jor­nal Na­ci­o­nal, da TV Glo­bo, Ra­quel afir­mou à Jus­ti­ça Elei­to­ral que uma mu­lher cha­ma­da Lu­zi­ne­te dis­tri­buiu san­ti­nhos de sua cam­pa­nha vo­lun­ta­ri­a­men­te. A mu­lher, no en­tan­to, ga­ran­te ter re­ce­bi­do di­nhei­ro pe­lo ser­vi­ço. De acor­do com a mes­ma reportagem, “Ja­ca­ré” afir­mou à Jus­ti­ça ter usa­do um veí­cu­lo San­ta­na du­ran­te a cam­pa­nha. Mas o do­no afir­ma que o veí­cu­lo nun­ca foi usa­do nes­sas cir­cuns­tân­ci­as.

Já Mar­ce­lo do Seu Di­no afir­mou que Ri­an Ro­sa tra­ba­lhou vo­lun­ta­ri­a­men­te dis­tri­buin­do pan­fle­tos du­ran­te sua cam­pa­nha. Mas o pró­prio Ro­sa afir­ma ter re­ce­bi­do R$ 50 por dia, se­gun­do o Jor­nal Na­ci­o­nal.

O presidente do PSL no Rio é o se­na­dor Flá­vio Bolsonaro, fi­lho do presidente Jair Bolsonaro. Ele não é in­ves­ti­ga­do nes­se ca­so. Em no­ta, Flá­vio afir­mou que “ca­da can­di­da­to tem res­pon­sa­bi­li­da­de in­di­vi­du­al por su­as con­tas elei­to­rais e presta in­for­ma­ções à Jus­ti­ça”. Pro­cu­ra­dos, os três candidatos ci­ta­dos pe­lo pro­mo­tor não res­pon­de­ram até a con­clu­são des­ta edi­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.