BC aprova 4 ges­to­res pa­ra o ca­das­tro positivo

Apro­va­ção era úl­ti­mo pas­so pa­ra que o ca­das­tro co­me­ças­se, de fa­to, a fun­ci­o­nar

O Estado de S. Paulo - - Economia - Fa­brí­cio de Castro / BRA­SÍ­LIA

O Ban­co Central apro­vou o re­gis­tro de qua­tro birôs de cré­di­to que atu­a­rão como ges­to­res de bancos de da­dos (GBDs) do no­vo ca­das­tro positivo. São eles Serasa, Ges­to­ra de In­te­li­gên­cia de Cré­di­to (Qu­od), Boa Vis­ta Ser­vi­ços e Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas (CNDLSPC Bra­sil). A apro­va­ção des­sas em­pre­sas, fei­ta pe­la di­re­to­ria co­le­gi­a­da do BC, foi pu­bli­ca­da na edi­ção de on­tem do ‘Diário Ofi­ci­al’ da União.

O re­gis­tro de ges­to­res de bancos de da­dos foi a úl­ti­ma eta­pa pa­ra que o ca­das­tro positivo co­me­ce, de fa­to, a fun­ci­o­nar, afir­mou o BC por meio de no­ta. “Os GBDs re­gis­tra­dos de­ve­rão re­ce­ber das ins­ti­tui­ções autorizada­s a fun­ci­o­nar pe­lo BC as se­guin­tes in­for­ma­ções: ope­ra­ções de cré­di­to, de ar­ren­da­men­to mer­can­til e de au­to­fi­nan­ci­a­men­to, além de ou­tras com ca­rac­te­rís­ti­cas de con­ces­são de cré­di­to”, in­for­mou a ins­ti­tui­ção. “As­sim, eles te­rão con­di­ções de es­ta­be­le­cer uma no­ta de cré­di­to (es­co­re) pa­ra ca­da con­su­mi­dor, de­fi­ni­da de acor­do com o pa­ga­men­to de su­as con­tas.”

Na for­ma­ção da no­ta se­rão con­si­de­ra­das ope­ra­ções de cré­di­to em ge­ral, como em­prés­ti­mos ban­cá­ri­os, fi­nan­ci­a­men­tos imo­bi­liá­ri­os e car­tão de cré­di­to. Além dis­so, os ges­to­res de da­dos vão le­var em con­ta o pa­ga­men­to de ser­vi­ços con­ti­nu­a­dos,

como luz, água e te­le­fo­ne. “O bom pa­ga­dor te­rá um es­co­re mais al­to, e es­sa pon­tu­a­ção po­de­rá ser con­si­de­ra­da pe­las ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras em even­tu­ais con­ces­sões de cré­di­to”, dis­se o BC.

To­do ci­da­dão que con­tra­tar uma ope­ra­ção de cré­di­to ou ti­ver con­ta de ser­vi­ço con­ti­nu­a­do es­ta­rá au­to­ma­ti­ca­men­te in­cluí­do no ca­das­tro positivo. Quem qui­ser sair do sis­te­ma pre­ci­sa­rá fazer a so­li­ci­ta­ção a um dos ges­to­res. A ex­clu­são dos da­dos dos sis­te­mas ocor­re­rá em até dois di­as.

A ex­pec­ta­ti­va do BC é de que, com o ca­das­tro positivo, a ava­li­a­ção do ris­co de cré­di­to se­ja apri­mo­ra­da, com que­da das ta­xas de ju­ros co­bra­das dos bons pa­ga­do­res e re­du­ção da ina­dim­plên­cia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.