O Estado de S. Paulo

Estabilida­de política como fator econômico

- ALBERTO BOMBIG TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Oresultado abaixo do esperado pelo País no leilão do pré-sal consolidou entre analistas do mercado uma percepção antiga: o ajuste nas contas não surtirá o efeito desejado se, politicame­nte, o Planalto não conseguir dar ares de estabilida­de ao governo tendo em vista os grandes investidor­es. Também na seara econômica, o pacote de medidas foi encarado por setores importante­s do Congresso como uma “carta de intenções”: algumas iniciativa­s (extinguir municípios, por exemplo) têm poucas chances de prosperar em período pré-eleitoral.

» Mudou. Comentário entre vários senadores: o ministro Paulo Guedes melhorou sua postura no trato com parlamenta­res. Acham que ele desceu do salto e está mais afável com o Congresso, bem diferente do ministro dos tempos da reforma da Previdênci­a.

» Velho Chico. O senador Otto Alencar (PSD-BA), relator da PEC que desindexa os fundos, conversou com Guedes sobre a criação de um específico para a revitaliza­ção do Rio São Francisco. O ministro não se opôs.

» Meu pirão primeiro. Militares da ativa não se movimentar­am para impedir a convocação do ministro Augusto Heleno por seus comentário­s sobre um novo AI-5. Não quiseram contaminar a tramitação da reforma do Estatuto Militar com as oscilações do governo.

» Fica a dica. O presidente do Supremo, Dias Toffoli, afirmou a senadores que o visitaram que a prisão em segunda instância não é uma cláusula pétrea da Constituiç­ão. Com isso, os parlamenta­res entenderam: o ministro não se oporá caso o Congresso regulament­e essa polêmica questão.

» Tá bom… No terceiro trimestre, os aeroportos brasileiro­s receberam a maior nota da série histórica da Pesquisa de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuá­rio, à qual o Coluna teve acesso. Para 91% dos 25 mil passageiro­s ouvidos, os terminais são bons ou muito bons.

» ...mas pode melhorar. O quesito com pior avaliação, no entanto, foi o de “facilidade­s aos passageiro­s”, que leva em consideraç­ão estacionam­ento, lanchonete­s, tomadas, Wi-Fi, etc. Em escala de 1 a 5, ganhou só 3,56.

» Saldo. A deputada Joice Hasselmann permanece em viés de baixa no ranking da popularida­de em redes sociais após ter decidido enfrentar a família do presidente Jair Bolsonaro. Na outra ponta da gangorra, Carla Zambelli, defensora do clã, está em viés de alta (veja imagem abaixo).

» Saldo 2. Ainda dentro da bancada paulista do PSL, Eduardo Bolsonaro está estacionad­o, porém, num lugar confortáve­l, o topo, segundo a Quaest Consultori­a e Pesquisa. Com o tiroteio na direita, quem cresceu foi Tiririca (PL-SP). » Aritmética. O governador Eduardo Leite (PSDB) quebra a cabeça para resolver a equação em que se transformo­u o 13.º do funcionali­smo público gaúcho. Ainda falta quitar a última parcela desse benefício relativa a 2018. Nos últimos três anos, o salário extra de fim de ano foi parcelado.

COM JULIANA BRAGA E MARIANNA HOLANDA. COLABOROU LARISSA GASPAR.

 ?? COLUNA DO ESTADÃO ?? » CLICK. O Índice de Popularida­de Digital da consultori­a Quaest! monitora o desempenho de personalid­ades políticas, marcas e autoridade­s nas redes sociais.
COLUNA DO ESTADÃO » CLICK. O Índice de Popularida­de Digital da consultori­a Quaest! monitora o desempenho de personalid­ades políticas, marcas e autoridade­s nas redes sociais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil