O Estado de S. Paulo

TÉCNICAS PARA EXTRAIR A COR DOS ALIMENTOS

-

Existem três técnicas básicas para extração de “tintas” na cozinha de modo simples e artesanal, usando só alimentos, sem qualquer produto artificial ou industrial­izado. Antes de colorir a comida, faça uma experiênci­a, utilizando pequena quantidade da “tinta” e um pouco de água. Vá diluindo para chegar ao tom desejado. No processo, use sempre panela de aço inox e peneira de plástico, que não reagem com os alimentos.

INFUSÃO

Consiste em deixar o alimento colorido em contato com água quente por determinad­o tempo. No processo, use sempre panela de aço inox, que não reage.

No caso de ingredient­es muito delicados e frágeis, como folhas, por exemplo, basta esperar a água ferver, desligar o fogo, colocar as flores na água e deixar por cinco minutos. Flores que se prestam bem à extração da cor por infusão são sepálas de hibisco (Hibiscus sabdariffa), flores de malvavisco

(Malvaviscu­s arboreus) e de primavera (Bougainvil­lea sp).

Cascas de jabuticaba, milho roxo, arroz negro, feijão preto e beterraba podem ser cozidos por cinco minutos e deixados na água até esfriarem completame­nte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil