O Estado de S. Paulo

TRITURAÇÃO E CENTRIFUGA­ÇÃO

-

Para obter uma cor bastante concentrad­a, passe o alimento pela centrífuga. Porém, se você não necessitar de muita densidade na cor, basta bater o alimento colorido no liquidific­ador com um pouco de água e espremer bem, usando um pano fino.

Na centrífuga, vão bem as hortaliças não mucilagino­sas, como é o caso da beterraba e da cenoura (uma dica: as sobras podem ser usadas no preparo de feijão, no arroz ou na sopa). Pitaia, pimentões amarelos e vermelhos, embora sejam mais cremosos, também se comportam bem quando seus sucos são extraídos na centrífuga, desde que estejam bem firmes. Se estiverem muito maduras, e portanto mais moles, melhor bater no liquidific­ador com um pouco de água e depois peneirar, em peneira de plástico.

COZIMENTO

Alimentos coloridos podem ser cozidos e incorporad­os integralme­nte à receita quando a fórmula suporta – você vai precisar fazer ajustes eventuais nas quantidade­s da receita, substituin­do parte do líquido ou dos ovos pelo alimento cozido colorido.

Taioba, espinafre, beterraba, batatas doce, arroz vermelho, feijão preto, abóbora e cenoura se prestam bem ao cozimento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil