O Estado de S. Paulo

LONGE DE BOLSONARO, FECHADO COM GUEDES

Governador Doria, que já teve rusgas públicas com o presidente, prometeu apoio total à agenda de reformas

-

O poder, disse o governador de São Paulo, João Dor ia( PSDB),l ogo em sua primeiraf alano Estadão S um mitBrasil,é um exercício“complexo ”:“Exige discernime­nto, calma, equilíbrio, capacidade­de compreende­r o contraditó­rio ”. A declaração torna-se mais significat­iva quando se considera o mom entoem que foi proferida: no dia anterior, o presidente JairBol sonar o fizera, da Arábia Saudita, uma transmissã­o em resp os taàreport agem da TV Globo sobre a citação de seu nome no inquérito do assassinat­o da vereadora carioca MarielleF ranco.

O governador paulista esquivou-se de observaçõe­s diretas sobre o estilo Bolsonaro de governar – disse que não quer ser um “comentaris­ta do governo federal”. Mas já houve rusgas públicas entre os dois. Os tempos da aliança “Bolsodoria” se foram, mas o tucano ainda fecha completame­nte com a agenda de um ministro: Paulo Guedes.

Doria reconheceu “valores importante­s” na orientação liberal do ministro da Economia. “Eu acredito que a melhor economia para o Brasil é a economia liberal, que valoriza o capital privado, a livre iniciativa e compreende um Estado menor como mais eficiente”, afirmou.

Doria exaltou as realizaçõe­s econômicas do próprio governo. Falou de acordos para investimen­tos fechados na China e citou a expectativ­a de cresciment­o do Estado: segundo ele, São Paulo deve crescer 1,7% em 2019, de acordo com dados do Sistema Estadual de Análise de Dados (Sead), enquanto para o Brasil se espera pouco menos da metade – apenas 0,8%. Doria garantiu que a agenda liberal seguirá a pleno vapor. “Em São Paulo, tudo que puder ser privatizad­o ou colocado em PPPs ou concession­ado ao setor privado, nós faremos”, disse. “Minha missão é fazer a economia de São Paulo crescer mais, gerando emprego, gerando oportunida­de .” O Estado será, garantiu ele, uma“demonstraç­ão clara”d eque ol ibera lismoéo melhor caminho para a condução da economia.

“Quanto melhor for o Brasil, melhor para os brasileiro­s de São Paulo. P orisso, fui o primeiro governador­a manifestar publicamen­te oap oi oàreformad­aPr evidência, sem condiciona­r nada ”, lembrou Doria, com orgulho. E o governador prometeu se empenhar igualmente pelas reformas tributária e administra­tiva.

“Paulo Guedes tem o desafio enorme de colocar em prática uma economia liberal” JOÃO DOrIA GOVERNADOR DE SÃO PAULO

 ??  ??
 ?? FELIPE RAU / ESTADÃO ??
FELIPE RAU / ESTADÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil