O Estado de S. Paulo

Casas não têm saneamento, mas têm internet

- RIO V.N. e D.A.

Pouco mais de um terço dos brasileiro­s vive em domicílios sem coleta de esgoto sanitário. O quadro, praticamen­te inalterado nos últimos anos, é pior nas Regiões Norte e Nordeste. São 74,156 milhões de brasileiro­s, ou 35,7% da população total, vivendo nessas condições, mostra a Síntese de Indicadore­s Sociais (SIS). Apesar da mazela, o acesso à internet, já disponível para 166 milhões de brasileiro­s, segue crescendo rapidament­e.

Do total de pessoas vivendo em casas sem esgoto, 63%, ou 46,526 milhões, moram no Norte ou no Nordeste. No Norte, 79,3% dos habitantes moram em domicílios sem esgoto sanitário. No Nordeste, a proporção da população local vivendo nessas condições é de 57,1%. O quadro mudou pouco nos últimos anos porque a proporção de pessoas em casa sem coleta de esgoto em 2016 era de 36,3%.

Segundo Fernando Garcia de Freitas, pesquisado­r do Instituto Trata Brasil, faltaram investimen­tos nas últimas décadas.

Mesmo sem coleta de esgoto em casa, as famílias brasileira­s possuem bens como geladeira e telefones. Em 2018, a geladeira estava presente no domicílio de 98,3% dos brasileiro­s, enquanto 96,0% residiam em domicílios com pelo menos um telefone, fixo ou celular. A disseminaç­ão dos celulares leva a internet para a maioria da população: 79,9% dos brasileiro­s vivem em lares com internet, fixa ou móvel. Mesmo na população vivendo abaixo da linha de pobreza, 65,9% têm internet em casa, seja móvel ou fixa, segundo o IBGE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil