Opor­tu­ni­da­de per­di­da

O Estado de S. Paulo - - Primeira página - Car­los Pe­rei­ra

Di­as Tof­fo­li des­per­di­çou a chan­ce de ali­nhar o sis­te­ma de Jus­ti­ça ao an­seio da mai­or par­te da po­pu­la­ção.

Di­an­te de uma Su­pre­ma Cor­te ex­tre­ma­men­te po­la­ri­za­da, com cin­co vo­tos pa­ra ca­da la­do, em re­la­ção ao iní­cio da exe­cu­ção da pe­na de um con­de­na­do, o mi­nis­tro Di­as Tof­fo­li des­per­di­çou uma gran­de ja­ne­la de opor­tu­ni­da­de.

Re­fi­ro-me à chan­ce de que seu vo­to de­ci­si­vo pu­des­se dar con­ti­nui­da­de ao ali­nha­men­to do sis­te­ma de Jus­ti­ça com o an­seio da mai­o­ria da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra de com­ba­te à cor­rup­ção e à im­pu­ni­da­de. Com o vo­to de mi­ner­va de Tof­fo­li, foi ven­ce­do­ra por uma mai­o­ria mí­ni­ma a in­ter­pre­ta­ção de que a exe­cu­ção da pe­na se da­rá ape­nas após o trân­si­to em jul­ga­do.

O Su­pre­mo que, em 2016, ha­via cha­ma­do pa­ra si a res­pon­sa­bi­li­da­de de fle­xi­bi­li­zar a re­gra em fa­vor da exe­cu­ção da pe­na após con­de­na­ção em se­gun­do grau, ago­ra pre­fe­re dei­xar com o Con­gres­so es­sa res­pon­sa­bi­li­da­de. Na in­ter­pre­ta­ção da mai­o­ria dos mi­nis­tros, foi o Par­la­men­to que es­co­lheu, em 1988, pro­por­ci­o­nar am­plas ga­ran­ti­as na de­fe­sa do acu­sa­do. Ago­ra ca­be­ria ao Par­la­men­to re­ver es­sa op­ção.

A di­vi­são do pla­car su­ge­re a le­gi­ti­mi­da­de das du­as in­ter­pre­ta­ções. O pro­ble­ma é ex­pli­car is­so pa­ra a mai­o­ria da po­pu­la­ção que pro­va­vel­men­te ve­rá a de­ci­são co­mo uma po­ten­ci­al ca­pi­tu­la­ção ao com­ba­te à cor­rup­ção e à im­pu­ni­da­de. Ha­ve­rá uma gran­de re­ver­são de ex­pec­ta­ti­vas, es­pe­ci­al­men­te da per­cep­ção de que nin­guém es­ta­ria aci­ma da lei.

Não se­rá sur­pre­sa se es­sa frus­tra­ção se tra­du­zir em mo­bi­li­za­ções so­ci­ais se­me­lhan­tes às que vêm ocor­ren­do em paí­ses vi­zi­nhos. Mas com a imi­nen­te mu­dan­ça na com­po­si­ção da Cor­te, no­vas ja­ne­las de opor­tu­ni­da­de po­de­rão sur­gir.

É PRO­FES­SOR TI­TU­LAR FGV

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.