Dú­vi­das so­bre ca­so do pe­tis­ta

O Estado de S. Paulo - - Política -

1. O ex-pre­si­den­te Lu­la vai ser sol­to?

A de­ci­são do Su­pre­mo não der­ru­ba au­to­ma­ti­ca­men­te to­das as pri­sões no País. A de­fe­sa tem de pe­dir a sol­tu­ra. E ca­be­rá ao juiz ana­li­sar ca­da ca­so.

2. Lu­la po­de vol­tar pa­ra a ca­deia an­tes do trân­si­to em jul­ga­do?

O jul­ga­men­to do Su­pre­mo não im­pe­de que juí­zes de­cre­tem pri­sões pre­ven­ti­vas em ca­sos ex­cep­ci­o­nais, co­mo ame­a­ça à or­dem pú­bli­ca ou ao apro­fun­da­men­to das in­ves­ti­ga­ções. Lu­la po­de­ria vol­tar à ca­deia se ti­ver uma pri­são pre­ven­ti­va de­cre­ta­da.

3. Lu­la po­de ser can­di­da­to? Po­de vi­a­jar fa­zen­do cam­pa­nha?

Ao ad­mi­tir a exe­cu­ção da pe­na de pri­são ape­nas de­pois do es­go­ta­men­to de to­dos os re­cur­sos, o Su­pre­mo abre ca­mi­nho pa­ra a sol­tu­ra de Lu­la, mas o ex-pre­si­den­te não po­de se can­di­da­tar. Is­so por­que ele so­freu du­as con­de­na­ções no ca­so do tri­plex do Gu­a­ru­já e é con­si­de­ra­do ine­le­gí­vel pe­la Lei da Ficha Lim­pa.

4. Co­mo Lu­la po­de vol­tar a fi­car ele­gí­vel?

A Se­gun­da Tur­ma do STF de­ve jul­gar nes­te mês a con­du­ta do ex-juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro ao con­de­nar Lu­la no. O pe­tis­ta acu­sa Mo­ro de agir com par­ci­a­li­da­de. Se a Se­gun­da Tur­ma der­ru­bar es­sa con­de­na­ção, o ca­so re­tor­na à pri­mei­ra ins­tân­cia – e Lu­la vol­ta a fi­car ele­gí­vel.

5. Lu­la res­pon­de a ou­tros pro­ces­sos?

Além do ca­so do tri­plex, o pe­tis­ta já foi con­de­na­do em pri­mei­ra ins­tân­cia a 12 anos e 11 me­ses pe­lo ca­so do sí­tio de Ati­baia e res­pon­de ain­da a seis de­nún­ci­as cri­mi­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.